Notícias

Garotos do Ninho brilham novamente, e Flamengo é campeão carioca Sub-15 após nove anos

Último título estadual da categoria havia sido em 2007, com Zé Ricardo como treinador. Futebol de base do Flamengo é campeão em todas as categorias no segundo semestre

Por - em

O futebol de base do Flamengo voltou a dar alegrias à Nação Rubro-Negra na manhã deste sábado, 26.11. Pela partida de volta da grande final do Campeonato Estadual Sub-15, o Mais Querido recebeu o Botafogo na Gávea e venceu por 2 a 1 (Yuri e Mikael). Com o placar, além do clube poder comemorar novamente o título carioca da categoria após nove anos – a conquista mais recente havia sido em 2007, quando Zé Ricardo, atual treinador da equipe profissional, ainda comandava a equipe Sub-15 –, o trabalho realizado nas categorias de base do Flamengo prova mais uma vez o seu valor, e entrega à torcida rubro-negra o incrível saldo de ter sido campeão em absolutamente todas as categorias durante o segundo semestre de 2016.

"Tenho esse time como referência no que diz respeito ao comportamento dos atletas dentro e fora de campo. São meninos muito respeitosos e comprometidos, que são muito disciplinados e que de fato mereceram essa conquista que tiveram. Sobre o Zé Ricardo, é um cara fantástico, com quem tive a oportunidade de trabalhar na categoria Sub-20. É uma referência para todos nós, e poder dar para um clube como o Flamengo novamente o título estadual do Sub-15 e ter o meu trabalho comparado com aquele que foi realizado pelo Zé em 2007 é motivo de muito orgulho para mim", revelou o treinador campeão Ramon Lima, que está no clube há dois anos, mas assumiu a categoria há apenas seis meses.

O jogo

A grande final começou tensa, com uma partida muito truncada no meio de campo e faltas de lado a lado. A primeira grande chance veio apenas aos 15 minutos, e o Mengão tratou logo de abrir o placar. Rhyan recebeu no lado direito da área, fez boa jogada e rolou para Yuri. O camisa 10 teve tranquilidade para bater de chapa, no contrapé do goleiro, e fazer 1 a 0. A partir desse momento, o Flamengo começou a dominar o jogo. Aos 25, Yuri deu passe açucarado para o lateral direito Mikael, que cruzou bem na área, mas o atacante Rhyan chegou um milésimo de segundo atrasado. Aos 31, o segundo do Rubro-Negro. Destaque da partida, Lucas Gabriel fez lindo lançamento para Mikael, que invadiu a área com muita velocidade e chutou forte, entre o goleiro e a trave, e fez 2 a 0.

"Não haveria justiça se o campeão fosse outro time. Digo isso por tudo o que realizamos ao longo de todo o campeonato. Trabalhamos com muito foco e perseverança, sempre ajudamos um ao outro, e essa conquista pôde coroar isso tudo. Tenho muito orgulho em fazer parte desse grupo", disse o volante Lucas Gabriel, também conhecido como "Cabeleira".

Durante o segundo tempo, o Flamengo foi muito consciente em campo, e apenas administrou, com muita segurança, o resultado. A partir dos 30 minutos, o Botafogo saiu desesperado em busca do empate, e abriu espaços em sua defesa. Braian e Lucas Gabriel perderam duas chances claras de gol seguidas, e a chance de matar o jogo. Já nos acréscimos, o Mais Querido se descuidou, e em uma saída de bola errada Matheus entrou na cara do goleiro João Fernando, e diminuiu para o time de General Severiano. Mas não deu tempo para mais nada. A bola nem voltou a rolar, o árbitro apitou o final da partida e do campeonato, e o Mengão gritou mais uma vez é campeão, algo que tem virado rotina no futebol de base do clube ao longo das últimas semanas.