Notícias

Vitória contra o Santos garante vaga direta do Flamengo para a Libertadores 2017

Confira os possíveis desafios do Mais Querido na competição continental

Por - em
O triunfo rubro-negro obtido nesse domingo (27), contra o Santos, marcou dois eventos especiais para a Nação. O Flamengo conseguiu a primeira vitória no Maracanã após seu retorno ao estádio, terminados os Jogos Olímpicos 2016, disputados no Rio de Janeiro. Além dessa importante vitória, o Mais Querido garantiu a vaga direta para a Copa Libertadores do ano que vem com os 2 a 0 aplicados no time santista, com gols marcados por Guerrero e Diego, peças fundamentais na campanha rubro-negra nessa edição do Campeonato Brasileiro.

A competição continental passou por algumas mudanças em sua estrutura. A zona de classificação através do campeonato nacional ganhou mais duas posições, passando de G-4 para G-6, com apenas os três primeiros colocados indo diretamente para a fase de grupos. Os demais competidores seguirão para a pré-Libertadores.

Os participantes brasileiros no torneio podem ser oito. Grêmio e Atlético-MG, atual quarto colocado no Brasileirão, disputarão nessa quarta-feira (30) a segunda partida da grande final da Copa do Brasil, que também garante uma vaga direta ao campeão. Caso este seja o time mineiro, o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro herdará uma das vagas para a fase preliminar da disputa pelo continente. Caso a equipe gaúcha confirme o resultado positivo obtido no Mineirão, eles seguirão diretamente para a fase de grupos, deixando o Atlético na pré-Libertadores.

Outro clube do país que pode seguir para o maior torneio das Américas é a Chapecoense. O clube catarinense disputa, no mesmo dia da final da Copa do Brasil, a decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da Colômbia. A equipe vencedora também irá diretamente para a fase de grupos, porém sem tirar a vaga dos classificados através dos campeonatos nacionais de seus respectivos países.

Um detalhe importante nessa edição será a ausência dos times mexicanos, que optaram por não participar da competição devido à grande mudança realizada pela Conmebol em seu calendário. A partir de 2017, o torneio será disputado no decorrer de todo o ano, começando no dia 1º de fevereiro e terminando em 29 de novembro. Outra mudança ainda pode ocorrer na partida final, com a possibilidade de ser disputada em jogo único em um estádio neutro.

Algumas equipes já estão classificadas, e as listamos abaixo:

Os representantes brasileiros na Libertadores serão Flamengo; Palmeiras, que conquistou o título nacional; e o Santos, todos já garantidos nos grupos. Através do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG conquistou a vaga na fase preliminar, ainda com possibilidade de ir diretamente à próxima fase, caso vença o título da Copa do Brasil. Ainda há mais dois lugares em disputa, sendo esses o 5° e 6° colocados do Brasileirão, além da possibilidade do título continental da Chapecoense, que disputa contra o Alético Nacional, da Colômbia, a final da Copa Sul-Americana.

Na Argentina, o campeão Lanús, além de San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz já garantiram suas vagas na fase de grupos. O Atlético Tucumán segue para a primeira fase, juntamente com o vencedor da Copa da Argentina, que, nesse momento, está em sua fase semi-final.

Serão três os clubes bolivianos na disputa pelo continente. O Sport Boys, vencedor do Torneio Apertura dessa temporada, e o Jorge Wilstermann, campeão do Torneio Clausura, seguirão diretamente para os grupos. Enquanto isso, o The Strongest, time com a melhor pontuação em 2016, irá para a fase preliminar.

A chilena Universidad Católica também já está nos grupos, sendo a detentora do Torneio Clausura dessa temporada. Mais uma vaga direta está em disputa no Torneio Apertura, que chegará ao fim apenas no ano que vem. O campeão da Copa do Chile e o melhor pontuador na soma dos dois torneios também se classificarão para a pré-Libertadores

Na Colômbia, o Atlético Nacional também participará da edição de 2017 como o defensor do título, conquistado nessa temporada. O campeão do Torneio Apertura, o  Independiente Medellín, também já está classificado para a fase de grupos. Mais três vagas estão em disputa para o vencedor do Torneio Finalización, além do 1° e 2° melhores pontuadores da temporada.

Os equatorianos do Barcelona de Guayaquil, campeões da primeira metade de seu campeonato nacional, já estão na fase de grupos. O segundo colocado Emelec também marcará sua presença na competição. A última vaga ficará com o melhor pontuador do país em 2016.

Já os clubes paraguaios que seguirão para os grupos são Libertad, campeão da primeira metade do campeonato nacional; o Guaraní, que lidera a segunda metade do mesmo; e o Olímpia, classificado para a pré-Libertadores como o maior pontuador do ano.

Serão três vagas para as equipes peruanas, que ainda seguem em disputa. Os dois primeiros colocados do Campeonato Descentralizado dessa temporada irão diretamente para a fase de grupos, enquanto o ocupante do 3° lugar seguirá para a primeira fase da competição.

No Uruguai, o tradicional Peñarol, vencedor do campeonato nacional, e o Nacional, vice-campeão, já estão na fase de grupos. O Cerro seguirá para a fase preliminar com a melhor pontuação na temporada.

Por fim, o venezuelano Zamora, campeão do Torneio Apertura, já tem garantida sua vaga nos grupos da Libertadores 2017. O Carabobo, maior pontuador dos pontos corridos no país, irá para a fase preliminar. Ainda há uma vaga direta em aberto para o campeão do Torneio Clausura, cuja final será disputada entre Deportivo Táchira e Zulia nessa quarta-feira (30).

*Colaborou sob a supervisão de Ricardo Taves