Notícias

Zé Ricardo elogia equipe e mira 2017: "Saldo positivo"

Treinador reconhece que esperava dificuldades contra melhor mandante do Brasileirão

Por - em
Após o empate em 0 a 0 que encerrou o Campeonato Brasileiro para o Flamengo, o técnico Zé Ricardo analisou a partida, a temporada e já mudou o foco para 2017. Para o treinador, a equipe fez um jogo equilibrado contra o melhor mandante do torneio e fechou o ano com um "saldo positivo".

Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!

Confira os principais trechos da entrevista:

Terceiro lugar
A gente não veio jogar aqui só pelo dinheiro. Lógico que a premiação é importante para o clube, mas a gente veio para fazer um bom jogo contra uma excelente equipe, melhor mandante da competição e mostrar para gente mesmo que tínhamos condições de vencer aqui.

Empate e futuro
Até determinado momento fizemos uma partida bem equilibrada, tivemos algumas oportunidades. Sabíamos que o Atlético-PR iria pressionar, precisa da vitória para não depender mais de ninguém. A gente termina o ano com um saldo bem positivo e pensando em coisa boa para o ano que vem. 

Saldo final positivo
Um ano extremamente difícil pelo que passamos em termos de logística. Demos uma cara para equipe, uma organização, e o time encontrou uma maneira de jogar. Em cima disso conseguimos uma pontuação que poderia nos dar o título, mas o Palmeiras fez uma campanha praticamente sem nenhum erro e mereceu. Brigamos até o final. A torcida pode esperar uma equipe que vai partir do ano que vem já com alguma coisa. Pretendemos manter nossa base e fechar poucas contratações pontuais. E ano que vem vamos em busca de mais um ano forte, mas com títulos, porque a torcida merece.

Aprendizado para 2017
Estruturar uma equipe, dar uma cara, não é fácil. Demanda tempo e treinamento. Encontramos uma boa maneira de jogar. Tivemos adversários difíceis na competição e entendemos que partimos de um início de 2017 promissor. Precisamos trabalhar mais os pontos fortes e ver onde erramos. O treino vai ser cada vez mais valorizado para criarmos opções dentro dessa maneira de jogar e conquistar títulos.

O técnico Zé Ricardo
Só tenho a agradecer a direção, presidência, jogadores e torcida, que tiveram paciência de esperar. O que muda para o ano que vem é o tamanho da responsabilidade. Temos uma torcida imensa sedenta por títulos e vamos trabalhar para fortalecer o que tem de bom, diminuir os erros, evitar as situações do acaso para que em 2017 o Flamengo se aproxime dos títulos. Estou em eterno crescimento. Com certeza o Zé que começou era um e agora é outro porque vivi muitas experiências. Eu me vejo em constante aprendizado e pegando todas as experiências para o futuro. Sou um treinador que conseguiu fazer trabalho que trouxe o Flamengo para a Libertadores, que é importante. Infelizmente o título não veio, mas a gente entende que, com a ajuda da comissão, fizemos um trabalho muito bom. O mérito não é só meu, é de todos e dos atletas que entenderam e conseguiriam colocar em prática aquilo que acreditamos para fazer um bom futebol.