Notícias

Flamengo lança projeto que pretende ajudar torcedores deficientes visuais

Campanha "Paixão Cega" busca estimular relacionamento entre cegos e voluntários para irem juntos a jogos do clube

Por - em
O que os olhos não veem, o coração sente. Um sentimento sem explicação, que se multiplica mil vezes dentro de um estádio de futebol lotado, quando se transforma em um conjunto completo de emoções. Foi o que aconteceu com Nathalia Rodrigues na última vez em que esteve no Maracanã, em 2009, no jogo que garantiu o hexacampeonato brasileiro ao Flamengo. E acontece sempre com Thiago Alexandre, que mora em Volta Redonda mas, sempre que pode, vai aos jogos que são disputados no Rio. Os dois são deficientes visuais e foram convidados pelo Flamengo para darem o pontapé inicial no projeto "Paixão Cega".

O objetivo da campanha é estimular uma nova forma de experiência para os deficientes visuais e servir como plataforma de relacionamento para que cegos e voluntários se encontrem para irem juntos a jogos do Flamengo. Uma experiência que pode ser única - para os dois.

- As pessoas sempre perguntam: 'mas você é cega, como consegue ver jogo?'. Eu recomendo a todo mundo que um dia fique pelo menos uns dois minutos dentro do Maracanã com o olho fechado. É um mistura de sensações incrível - explica Nathalia, que é jornalista e até bem pouco tempo atrás participava do programa Esquenta, da TV Globo.

A campanha se baseia no projeto de lei Nº 837/2011, que garante a gratuidade para cegos e acompanhantes não-deficientes frequentarem eventos esportivos e culturais no Estado do Rio de Janeiro.

- Quando vou ao estádio só entro com a minha carteirinha, que dá direito à minha entrada e de outra pessoa. E tem vezes que eu preciso convencer alguém a ir comigo, porque vou a jogos normais, sem muita importância. Eu estou sempre querendo ir - explica Nathalia.

Para Thiago Alexandre, que frequenta estádios há quase 20 anos, não podem faltar uma boa companhia e um radinho de pilha, que fica colado no ouvido.

- Mesmo não tendo a visão, a gente sente a energia, o clima e a animação do estádio. É muito diferente, muito melhor do que acompanhar pela TV.

Por meio do site www.paixaocega.com.br, acessível via desktop e mobile para pessoas com deficiência ou não, o sistema listará e combinará entre si os cadastros de torcedores para realizar o encontro para os jogos. A "estreia" deve acontecer já nas primeiras partidas do Campeonato Estadual do Rio.

- Comparecer a um estádio em um jogo do Flamengo é uma experiência única e mágica, que vai além de visualizar a partida. Há uma corrente de emoção incrível que é intensa e perceptível para todos, incluídos aí os deficientes visuais. Nossa ideia é criar um meio de facilitar e estimular a presença do deficiente visual e dar a ele a chance de fazer uma das coisas mais importantes na vida de um rubro-negro: estar com o Flamengo onde o Flamengo estiver - explica André Lima, sócio e vice-presidente de criação da NBS, agência de publicidade do clube. 

Assista ao vídeo do projeto aqui: https://youtu.be/JRrx-RKQv5o

O Flamengo já trabalha com a inclusão de deficientes visuais desde o início de 2016 através das redes sociais. Com postagens acompanhadas da hashtag #PraCegoVer, o clube busca a aproximação com essa parcela de torcedores apaixonados. E agora que estreitar ainda mais essa relação.