Notícias

Flamengo leva sete atletas a competição internacional de nado e volta com três ouros

Giovana Leal, Maria Clara Lobo, Giovana Stephan e Renan Alcântara representaram o Rubro-negro no topo do pódio

Por - em
No último final de semana, o Flamengo foi representado no Chile por sete atletas do nado sincronizado no Santiago Open, competição internacional da modalidade aberta a clubes e seleções. Entre os dias 14 e 16 de abril, as atletas de base da categoria infantil, Giovana Leal, Ana Clara Almeida e Nicole Shinohara nadaram pelo Flamengo, enquanto Maria Clara Lobo, Maria Eduarda Miccuci, Giovana Leal e Renan Alcântara disputavam a prova pelo Brasil. No total, os rubro-negros voltaram pra casa com o ouro em três provas.

Destaque da delegação entre as meninas com dez anos ou menos, Giovana Leal foi a grande campeã no solo, além de conquistar também o segundo lugar geral na prova de figuras da mesma faixa-etária. Disputando com meninas mais velhas, nas provas para nadadoras de 12 anos ou menos, Giovana encerrou sua performance em 11º lugar na competição de figuras, além de dividir a quinta posição no dueto, ao lado de Nicole Shinohara. Nicole, aliás, também participou da prova de figuras, finalizando em 16º no geral. Em 26º ficou Ana Clara Almeida, que melhorou sua pontuação no solo para competidoras até 12 anos e terminou em sétimo.

Já os atletas do Flamengo que representavam o Brasil no Santiago Open, Maria Clara Lobo e Maria Eduarda Miccuci (reserva) conquistaram o segundo lugar no dueto técnico (com elementos obrigatórios que todos os duetos precisam executar). Em primeiro ficou o dueto do México, que participou da Olimpíada do Rio. Na prova de dueto livre (sem elementos obrigatórios), a mesma equipe repetiu a classificação geral e terminou novamente em segundo. O topo do pódio voltou para atletas do Flamengo vestindo as roupas da seleção no dueto misto livre, com a dupla Giovana Stephan e Renan Alcântara, e Maria Clara Lobo, no solo livre sênior. Estes últimos fazem parte da lista de convocados permanentes pela seleção brasileira, que ficam até o meio do ano dedicados exclusivamente às sessões de treinos no Parque Aquático Maria Lenk.

As equipes de nado sincronizado do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.