Notícias

Saiba tudo sobre a estreia do Flamengo nos playoffs do NBB CAIXA

Orgulho da Nação enfrenta o Pinheiros e busca repetir feito de 2009

Por - em
Os playoffs do Novo Basquete Brasil 9 vão começar e o Flamengo vai em busca do sexto título da competição. Nas quartas de final, o Orgulho da Nação enfrenta o Pinheiros e terá duro desafio para avançar às semifinais.

Nesta sexta-feira (21), às 21h, o Mais Querido encara a equipe paulista no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em Pinheiros (SP), no Jogo 1 da série melhor de cinco. O Flamengo tem vantagem do mando de quadra e joga no Tijuca Tênis Clube nas partidas 2 e 3.

Os ingressos já estão à venda. Compre e garanta seu lugar nos playoffs! Compradores do FlaPasse têm direito a dois acessos por jogo até o fim do NBB 9.

 Os confrontos entre Flamengo e Pinheiros no NBB CAIXA
As equipes se enfrentaram 20 vezes na história da competição. O duelo é equilibrado e tem 12 vitórias rubro-negras e oito derrotas.

NBB CAIXA 1: A primeira edição da competição marcou também o primeiro confronto entre as equipes. Na estreia da temporada em 2009, no dia 28/01, o Mais Querido derrotou o Pinheiros por 90 a 89 fora de casa. O segundo turno também foi de resultado positivo para o Fla, batendo a equipe paulista por 86 a 81.

Quando os times se encontraram nas quartas de final, única vez que isso ocorreu nos playoffs, novamente só deu Flamengo. Em três confrontos, o Orgulho da Nação venceu todos e eliminou o Pinheiros. Após passar pelo Joinville nas semifinais, o Mengão derrotou o Brasília na decisão e foi campeão nacional pela primeira vez.

NBB CAIXA 2: Na temporada 2009/10, as equipes se enfrentaram apenas na fase classificatória. Ainda no primeiro turno, o Flamengo venceu a sexta partida seguida contra o Pinheiros, derrotando o adversário por 82 a 77 no HSBC Arena. O rubro-negro também conquistou a vitória no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, esta por 83 a 79.

NBB CAIXA 3: O Pinheiros venceu os dois confrontos da temporada 2010/11, sendo o primeiro por 90 a 88 e o segundo por 90 a 78.

NBB CAIXA 4: Em 2011/12, novamente a equipe paulista se deu melhor na disputa. No Rio de Janeiro, venceu por 89 a 84. Já em São Paulo, o Pinheiros derrotou o Fla por 91 a 88.

NBB CAIXA 5: O Flamengo voltou a ser campeão e iniciou a série de quatro títulos seguidos em 2012/13. Durante a temporada regular, um resultado positivo para cada lado no confronto contra o Pinheiros. O primeiro turno foi de vitória fácil por 102 a 85; já o segundo teve placar apertado e derrota por 93 a 91.

NBB CAIXA 6: No ano em que o Flamengo foi campeão de tudo no basquete, o Pinheiros voltou a vencer os dois jogos na temporada 2013/14 (74 a 62; 80 a 71).

NBB CAIXA 7: As equipes se enfrentaram apenas uma vez em 2014/15. Em São Paulo, o Fla atropelou e venceu por 89 a 68.*

NBB CAIXA 8: Na temporada em que o Flamengo foi pentacampeão do Novo Basquete Brasil, uma vitória para cada lado. O primeiro duelo, no Tijuca, teve êxito paulista por 83 a 79. No segundo jogo, em Pinheiros, o Mengo venceu por 81 a 75.

NBB CAIXA 9: Foram duas vitórias na atual temporada. No primeiro jogo em casa, o Fla venceu por 96 a 88 diante de sua torcida. Na volta, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, novo resultado positivo: 84 a 77.

Curiosidades dos playoffs
O Flamengo já disputou 78 jogos de playoffs nas oito edições do NBB CAIXA, estando presente na fase mata-mata em todos os anos. Foram 53 vitórias e 25 derrotas.

O Flamengo nunca ficou fora das semifinais do Novo Basquete Brasil e é o único a conseguir esse feito. Em oito edições, o Mais Querido esteve em seis finais, vencendo cinco vezes, e levou a quarta colocação em duas oportunidades.

Além disso, o Flamengo sempre ficou entre os quatro melhores colocados da competição na fase classificatória, passando para as quartas de final direto nas nove edições do NBB.

São 24 vitórias em 30 partidas das quartas de final, que representam 80% de aproveitamento.

Das 12 "varridas" na história das quartas de final do NBB, quatro foram do Flamengo. O Orgulho da Nação venceu a série melhor de cinco em apenas três confrontos em 2009, 2009/10, 2012/13 e 2015/16.

Porém, o Mais Querido demorou cinco jogos para avançar às semifinais em duas temporadas, 2011/12 e 2014/15.

Marquinhos é detentor do segundo maior recorde de pontos em um jogo de quartas de final do NBB. Ainda atuando pelo Pinheiros, na temporada 2010/11, o jogador marcou 43 pontos.

Reecontros

 Além do reencontro entre as equipes nas quartas de final, a série também marcará confrontos entre jogadores do Mais Querido contra o ex-clube. Atualmente o Flamengo conta com seis atletas que já vestiram a camisa azul e banca.

Humberto estava lesionado e não atuou nas duas partidas contra o Pinheiros na fase classificatória. Portanto, o jogador, que tem retorno confirmado para os playoffs, terá seu primeiro confronto contra o ex-clube, onde passou três temporadas.

Promessas do FlaBasquete, Léo Bispo e Pedrinho Rava também estiveram do outro lado da quadra. Revelado no Pinheiros, Bispo jogou apenas o último NBB e foi transferido para o Mais Querido. Já Pedrinho ficou em São Paulo de 2012 a 2014.

Rafael Mineiro é outro a entrar nessa conta. O jogador chegou ao Pinheiros em 2011, permanecendo até 2014. O pivô ainda foi campeão da Liga das Américas 2013 com a equipe.

As histórias de Marquinhos e Olivinha se cruzam com o confronto entre Flamengo e Pinheiros desde o NBB 1. Em 2009, ambos estiveram em quadra nas quartas de final com a camisa azul e branca, quando o Rubro-Negro eliminou Pinheiros em três jogos.

Olivinha jogou o Novo Basquete Brasil por apenas duas equipes na carreira, justamente os times que se enfrentam nessa série. O pivô chegou ao Pinheiros em 2009 e ficou até 2012, quando se transferiu para o Flamengo e foi campeão da competição.

Marquinhos também só atuou pelos dois times no NBB, chegando em São Paulo após sair da NBA. O ala foi para o Pinheiros em 2009 e jogou a primeira edição do campeonato nacional. Depois, Marquinhos foi para a Itália, retornando em 2010. O jogador foi transferido para o Fla em 2012.

Calendário da série

 Jogo 1: Pinheiros x Flamengo, 21/04, às 21h, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim - SporTV
Jogo 2: Flamengo x Pinheiros, 24/04, às 19h30, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube - SporTV
Jogo 3: Flamengo x Pinheiros, 26/04, às 19h30, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube - #NBBnaWeb

*No NBB 7, o jogo entre Flamengo e Pinheiros, válido pelo segundo turno, que estava agendado para o Tijuca Tênis Clube não foi disputado por determinação do STJD. O resultado do julgamento deu os pontos para o time paulista por W.O

A equipe de basquete adulto do Clube de Regatas do Flamengo conta com aporte direto de recursos de seu patrocinador Estácio além de investimentos da Tim via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS).

*Sob supervisão de Isabela Abirached