Notícias

Flamengo e Fluminense se reencontram na final do Campeonato Carioca após 26 anos

Última decisão entre os clubes foi em 1991, quando o Fla foi campeão

Por - em
O Flamengo garantiu lugar na final do Campeonato Carioca após vencer o Botafogo por 2 a 1, na tarde deste domingo (23), no Maracanã. Com o resultado, o Mais Querido encara o Fluminense, um confronto que não ocorre para decidir o Estadual desde 1991.

Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!

Naquele ano, a decisão começou a ser disputada no dia 15 de dezembro de 1991. A partida de ida, jogada no Maracanã, terminou com empate por 1 a 1. O técnico Carlinhos escalou o Mais Querido com: Gilmar, Charles Guerreiro, Júnior Baiano, Wilson Gottardo e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho.

Utilizando os mesmos titulares, o Flamengo voltou ao Maracanã para batalhar pela vitória e pelo título Estadual. O Fluminense abriu o placar ainda no primeiro tempo com Ézio e foi para o intervalo com vantagem. O Mais Querido, porém, foi atrás do resultado e conseguiu a virada com gols de Uidemar, Gaúcho e Zinho.

O tricolor tentou reação com Ézio marcando novamente. Porém, Júnior ainda deixou o seu nos minutos finais de partida, fechou o placar em 4 a 2 e garantiu a taça para o Flamengo diante de quase 50 mil pessoas no Maracanã, no dia 19 de dezembro.

O artilheiro da competição foi Gaúcho, que marcou 17 gols no Carioca.

As equipes se enfrentaram ainda em 1995, quando o Fluminense venceu o Flamengo e levou a taça do Estadual. O jogo, porém, foi válido pela última rodada do octogonal decisivo. Apesar dos times serem os únicos com chance de título naquela oportunidade, o confronto não era uma final.

Na história, as equipes já disputaram três finais de Campeonato Carioca. Ao todo, o Mais Querido detém 33 títulos da competição, enquanto o Fluminense conta com 31. Os clubes são os maiores campeões do Estadual.