Notícias

CBG divulga novas regras para formação das Seleções Brasileiras de Ginástica Artística

Confederação esclareceu os novos critérios na última semana

Por - em
Na última semana, a Confederação Brasileira de Ginástica divulgou os novos critérios para a formação das Seleções Brasileiras feminina e masculina. As novas regras começam a valer já no Campeonato Brasileiro Adulto, que servirá de seletiva esse ano.

Ao todo, a Confederação disponibilizou 12 vagas para disputa, tanto para a ginástica masculina quanto para a feminina, que serão divididas da seguinte forma: duas para os melhores resultados gerais, quatro para os melhores colocados em cada aparelho e duas definidas pela comissão técnica.

Cada atleta passará por três tipos de avaliação no processo de seleção, sendo as etapas técnicas, médicas e físicas. Na primeira, cada ginasta será avaliado por aparelho e receberá conceito excelente, muito bom ou bom.

Para os especialistas, como são chamados os atletas com melhor desempenho em um aparelho específico, serão necessários conceito excelente em um aparelho e maior do que bom nos outros. Os ginastas masculinos se apresentam em três, enquanto as mulheres em dois.

Se houver empate nos conceitos, o critério de desempate será a nota final do ginasta. Caso a igualdade persista, a decisão será da comissão técnica.

As avaliações das condições médicas e físicas completam as exigências da Confederação de Ginástica.

A seletiva para a formação das Seleções Brasileiras masculina e feminina será o Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística, disputado em agosto deste ano.

As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.