Notícias

Após 12 anos, Flamengo volta como mandante a estádio onde Ubirajara estabeleceu recorde

Em 1970, goleiro rubro-negro entrou para o Guinness Book com gol marcado

Por - em
A quarta-feira (14) promete ser de emoções para a Maior Torcida do Mundo. O Flamengo volta a jogar na cidade do Rio de Janeiro como mandante na estreia da sua casa pelos próximos anos: a Ilha do Urubu. Reformado pelo clube, o estádio Luso-Brasileiro será palco para o confronto entre Flamengo e Ponte Preta, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2017.

Mas não é só isso que marca a volta do Flamengo à Ilha, estádio onde jogou pela última vez como mandante em 2005. O local foi palco para um marco da história rubro-negra.

Em 19 de setembro de 1970, Ubirajara Alcântara fez um dos gols na vitória do Mais Querido por 2 a 0 sobre o Madureira. Não seria nada além de um tento comum, não fosse a posição do autor: goleiro. Alcântara chutou de sua própria área. A bola cruzou o campo e balançou a rede do Tricolor do Subúrbio. O feito levou Ubirajara ao Guinness Book, o livro dos recordes. Foi o primeiro gol de goleiro que se tem notícia na história do futebol. Infelizmente, não há registro em imagens do lance.

Ubirajara foi goleiro do Flamengo por anos, tendo jogado na base rubro-negra. Fez 119 partidas pelo Mais Querido e marcou apenas um gol - e que gol! Entre 1999 e 2005, coordenou as categorias de base do Flamengo. Foi também treinador de goleiros do clube, trabalhando com nomes como Diego e Júlio César.

Nesta quarta (14), o craque receberá, antes da partida, placa comemorativa alusiva ao momento