Notícias

Sub-17 derrota Botafogo na Gávea e conquista a Taça Guanabara

Vitória por 2x1 nos 90 minutos e por emocionantes 9x8 nos pênaltis dá título aos Garotos do Ninho e vaga na final do estadual da categoria

Por - em
Após perder a partida de ida por 4 a 3, que deu fim a uma invencibilidade de mais de dois anos na categoria, a equipe Sub-17 do Flamengo entrou em campo na tarde deste domingo (09) para enfrentar novamente o Botafogo, na final da Taça Guanabara. Sabendo da necessidade da vitória, o time apostou na superioridade técnica para conquistar o título. A estratégia deu certo. Contando com o apoio da torcida, que compareceu em ótimo número ao Estádio da Gávea, o Mais Querido venceu o clássico por 2 a 1 (Vitor Gabriel [2]) no tempo normal, resultado que levou a decisão para a cobrança de penalidades. 

Os atletas rubro-negros testaram o coração da torcida e precisaram passar por emocionantes dez séries para vencer por 9 a 8. O título do primeiro turno confirmou a melhor campanha da competição e garantiu assim a vaga na decisão do campeonato estadual. Caso também vençam a Taça Rio, os Garotos do Ninho serão mais uma vez campeões cariocas sem a necessidade de disputar a final, como aconteceu no ano passado.

O Flamengo do técnico Marcio Torres jogou com Victor Hugo, Vitor Ricardo, Natan, Patrick (Teo), Pablo, Henrique (Lucas Gabriel), Marx (Rhyan), Matheus Alves, Wendel, Yuri e Vitor Gabriel (Luan). 

O jogo

Aos 8 minutos, o Flamengo chegou com perigo pela primeira vez, em bom chute de fora da área do meia Yuri. Aos 11, a arbitragem marcou pênalti polêmico a favor do Botafogo. Elivelton cobrou para fora. Aos 14, Patrick bateu falta, para boa defesa de André. Aos 20, o Mais Querido criou sua melhor chance até então na partida. Vitor Gabriel tocou para Marx, que tentou fazer de voleio, mas a bola passou sobre o gol botafoguense. Aos 25, Yuri finalizou da entrada da área para mais uma boa defesa de André.

O Rubro-Negro era muito melhor no jogo e pressionava em busca do primeiro gol. No último lance do primeiro tempo, a superioridade do time finalmente resultou em gol. Yuri cobrou escanteio na cabeça de Vitor Gabriel, que raspou para abrir o placar.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, os Garotos do Ninho ampliaram o marcador. Vitor Ricardo cruzou, e novamente Vitor Gabriel cabeceou para o fundo da rede. O Rubro-Negro seguia melhor e, aos 30, Yuri ganhou da zaga na velocidade e tentou encobrir, mas André saiu no tempo certo e abafou a finalização do meia. Aos 40 minutos, o árbitro marcou mais um pênalti a favor do Botafogo. Dessa vez, Glauber cobrou bem e diminuiu o placar. 

"O grupo todo está de parabéns e é merecedor dessa conquista. Treinamos muito forte a cada dia, recentemente batemos muito na trave com alguns vice-campeonatos, mas de hoje não podia passar. Foi muito difícil, mas, graças a Deus, deu tudo certo", disse o artilheiro Vitor Gabriel. 

Sócio-torcedor tem mais Flamengo em campo: o dinheiro vai para o Futebol e traz mais reforços, revelações e estrutura no CT! Clique e sinta o orgulho de ser sócio-torcedor.

A soma dos placares dos dois jogos levou a decisão para a cobrança de pênaltis. Após muito sofrimento e emoção, com dez cobranças para cada lado, o Flamengo contou com a estrela do goleiro Victor Hugo, que pegou dois pênaltis. O time venceu por 9 a 8 e mais uma vez levantou o título da Taça Guanabara.

"Nosso trabalho durante essa semana foi mostrar para esses atletas que eles são muito capazes. Infelizmente fizemos um primeiro tempo muito ruim no jogo do Engenhão, o que não condiz com a qualidade desse grupo. Conscientizamos os jogadores de que hoje, apesar de ser uma final, era apenas mais um jogo, dentro da nossa casa, onde continuamos com 100% de aproveitamento nesse campeonato. E com tranquilidade, conseguiríamos construir o placar necessário. Quero parabenizar a toda a comissão técnica do Botafogo, que vem nos estudando há muito tempo e tem uma equipe muito organizada. Essa é uma geração especial, com qualidade acima da média para a categoria, e somos merecedores desse título", disse o treinador Márcio Torres.

Sem muito tempo na agenda para comemorar, a equipe já embarca para a disputa da Taça BH, principal competição em nível nacional da categoria, na tarde desta segunda-feira. Na primeira fase, o Flamengo jogará nas cidades de Ponte Nova e Rio Doce, e enfrentará Ponte Nova (dia 12.07, às 20h), Paraná (dia 14.07, às 20h) e Grêmio (dia 16.07, às 13h).

"A conquista dessa Taça Guanabara aumenta ainda mais a nossa confiança. Estamos indo para a Taça BH em busca do título. Sabemos de todas as dificuldades e da qualidade dos adversários que enfrentaremos, mas também sabemos da nossa qualidade, e vamos em busca do nosso objetivo", finalizou Torres.