Notícias

Zé Ricardo destaca "grande poder de superação" contra o Vasco

Treinador lamenta cenas de violência pós-jogo em São Januário

Por - em
No dia seguinte à vitória do Mais Querido por 1 a 0 diante do Vasco, o treinador Zé Ricardo compareceu à Sala de Imprensa Victorino Chermont, no Ninho do Urubu, para conceder entrevista coletiva. Habitualmente, os comandantes das equipes envolvidas na partida falam aos jornalistas após o encerramento do confronto. No entanto, devido aos acontecimentos que ocorreram ao término do clássico, a coletiva do técnico rubro-negro ocorreu nesta segunda-feira (10).


Sobre o desempenho de seus comandados dentro das quatro linhas, Zé Ricardo foi elogioso, apesar de fazer ressalvas em termos de desempenho. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas durante a partida, na qual foram necessárias três substituições por problemas físicos, o foco no objetivo foi parte fundamental na consolidação do resultado. O triunfo, com tento anotado por Everton Ribeiro, levou o Flamengo à vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos conquistados.

"Acho que foi um grande poder de superação nosso. Tivemos três jogos em seis dias, com uma viagem no meio. A equipe está de parabéns pelo que apresentou, principalmente no segundo tempo. Acho que não foi um jogo com um desenvolvimento tão interessante, mas precisávamos jogar com muita concentração. Demos poucas oportunidades à equipe do Vasco da Gama. Acho que a vitória foi merecida pelo que produzimos", enalteceu o treinador. "Ainda precisamos melhorar, mas foi um jogo que envolveu aspectos não só de campo, pois é uma rivalidade grande entre Flamengo e Vasco. A equipe está de parabéns. Agora teremos um dia a mais para descansar e nos prepararmos para o jogo contra o Grêmio. Tomara que consigamos repetir, ao menos em espírito, o que apresentamos contra o Vasco", projetou.

Apesar do resultado positivo conquistado dentro de campo, os acontecimentos que tomaram as manchetes por todo país foi o que aconteceu fora dele. As cenas de violência ocorridas nas arquibancadas e no entorno do estádio de São Januário foram lamentadas pelo técnico, que ressaltou a importância de uma evolução estrutural na sociedade, a começar pelo âmbito educacional.

"É lamentável. Acho que nossa sociedade vive uma crise de civilidade. São questões muito mais amplas do que simplesmente uma briga pós-jogo. No sábado foi no Flamengo e Vasco, na semana passada foi no Vila Nova e Goiás, então acho que é uma questão muito mais profunda", disse.

"Sou professor de magistério, atuei mais de 20 anos nas redes privada e pública. Tenho certeza que isso vai muito de encontro com o que a gente pensa. É uma questão de educação, que está sendo sucateada de geração em geração e as consequências são muito ruins. Uma delas é a violência. Penso que o que aconteceu no sábado tem muito a ver com a falta de investimento na educação para o povo. Não esperava que acontecesse aquilo tudo, naquela proporção. Era apenas uma partida de futebol. Mas vejo que, em determinado momento, fica muito difícil segurar uma multidão", comentou Zé Ricardo, que torce para que providências sejam tomadas. "Espero que um dos reflexos disso seja a punição aos responsáveis, porque uma das coisas que corroboram para que isso não acabe, ou aumente, é a falta de punição. Mas por consequência de um investimento sucateado da educação", concluiu.

Nessa quinta-feira (13), na Ilha do Urubu, o Mais Querido terá pela frente a equipe do Grêmio, que atualmente ocupa a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro. A partida, que vale a vice-liderança da competição, terá bola rolando a partir das 19:30h.

Assista na íntegra à entrevista coletiva do treinador Zé Ricardo: