Notícias

Atletas do remo se preparam para Regata do Futuro

Treinador Franquilim Oliveira falou com exclusividade ao site oficial sobre a expectativa para a competição

Por - em
Visando a busca frequente e formação de novos talentos, o remo rubro-negro terá mais uma competição pela frente. Contando com a presença dos atletas não federados, o Flamengo disputará a segunda edição da Regata do Futuro. A competição acontecerá no fim do mês de julho, dia 29, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Como explicou Franquilim Oliveira, treinador das categorias de base do remo rubro-negro, a competição é muito importante e conta com atletas que foram avaliados pela comissão técnica rubro-negra. Sempre atrás de remadores promissores, o Flamengo busca interessados em colégios e comunidades próximas ao clube e faz avaliações, analisando o dia a dia deles.

"Quando encontramos pessoas que tem esse talento, começamos a intensificar o trabalho e promovemos testes, principalmente nos barcos que eles usam para competir. Sempre estamos fazendo desafios para que eles entendam bem como funciona tudo. Quem estiver mais avançado vai para a competição", explicou Franquilim. "Os atletas que competem nessa regata são o futuro do Flamengo. Nela, os treinadores do time estão assistindo para escolherem, através dos treinamentos e resultados, os novos membros entre os federados do clube", completou o treinador.

O lema "Craque o Flamengo faz em casa" também é forte no remo do Mais Querido. "Nosso trabalho é buscando renovação e fornecer atletas de nível para a demanda da equipe principal. O Flamengo procura sempre formar seus atletas em casa. É um trabalho cansativo e árduo, mas muito prazeroso", afirmou Franquilim.

A Regata do Futuro, marcada para o dia 29.07, contará com mais de 20 provas, nas quais os clubes podem inscrever três barcos. "Muitos atletas que participaram da primeira regata foram federados e não estão mais na pré-equipe, não competindo mais esse torneio. Ainda assim, temos uma ótima perspectiva e os atletas estão muito motivados, querem muito vencer. Procuramos sempre manter esse espírito competitivo nos meninos e meninas. Alguns estarão lá pela primeira vez, outros participam novamente. Isso é muito bom", explicou.

"A expectativa é sempre boa. Esse ano é minha estreia na Regata do Futuro, pois até então eu era apenas preparador físico, além de treinar o Michel Pessanha, atleta paralímpico. Agora estou com esse novo desafio como um dos treinadores da categoria de base. Conquistamos a 1ª Regata esse ano com um ótimo resultado. É uma alegria profunda poder passar essa responsabilidade para eles. O Maurício (outro técnico do remo) e eu fomos atletas, tentamos sempre mostrar esse espírito e conhecimento para essa galera nova. É muito prazeroso. Agradeço muito ao clube por essa confiança e oportunidade, que está dando muitos frutos. Queremos ter cada vez mais competitividade. Todos estão muito ansiosos. Nossa equipe é muito unida e focada, eles querem muito vencer", finalizou o técnico.

O remo rubro-negro seguirá em preparação até o fim de julho para disputar a Regata do Futuro. Além disso, as equipes principais ainda disputam a quarta e última etapa do Estadual no próximo mês e buscam mais medalhas e conquistas para o Flamengo.

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.