Notícias

Debaixo d'água: Curiosidades sobre o Polo Aquático Rubro-Negro #2

Conheça mais da modalidade presente nos Esportes Olímpicos do Mais Querido

Por - em
Continuando a série Debaixo d'água, onde explicamos um pouco mais sobre o Polo Aquático, um dos grandes esportes do Mais Querido, iremos abordar mais algumas curiosidades sobre a modalidade.

Neste segundo episódio da série exclusiva do Site Oficial do Rubro-Negro, iremos abordar alguns aspectos técnicos presentes na piscina para uma partida de Polo Aquático. 


Dimensões

Para uma partida de polo, as balizas devem ser postas frente a frente com distâncias entre si de no mínimo 20 metros e no máximo 30 metros. A largura do campo deve ser de no mínimo 10 metros e no máximo 20 metros.
O limite de campo de jogo, é marcado 30 centímetros atrás da linha de gol. No canto próximo do banco de reservas atrás da linha de gol, há um retângulo vermelho que delimita a área de reentrada dos jogadores. É por ela que as substituições são feitas.

Balizas

As balizas serão feitas de postes retangulares com frente de 7,5 centímetros de largura. As faces internas do poste deverão se distanciar em 3 metros. A face interna do travessão deverá estar a 90 centímetros da superfície da água.

Marcações

Na lateral do campo são feitas as marcações que delimitam áreas especiais do jogo:

Marcação Vermelha: colocada a 2 metros da linha do gol. Dentro desse espaço os jogadores não podem receber passes ou permanecer dentro da área por muito tempo. 

Marcação Amarela: colocada a 5 metros da linha do gol. Dentro desse espaço, as faltas não podem ser cobradas diretamente à baliza. Os goleiros, que normalmente podem pegar a bola com as duas mãos e tocar com os pés no chão, perdem os privilégios quando ultrapassam a linha de 5 metros ou quando defendem.

Marcações Brancas: uma colocada em cada linha de gol, para que os árbitros possam perceber quando a bola entra toda ou não. É colocada também uma marcação branca no meio da piscina e os goleiros não podem ultrapassá-la.

Essas são algumas das medidas importantes para jogo de Polo Aquático, um esporte com tradição na Gávea e que rende muitas alegrias para a torcida rubro-negra. 

As equipes de polo aquático do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.