Notícias

Em noite de festa, Juan completa 300 jogos vestindo o Manto Sagrado

Zagueiro estreou no Flamengo em 1996 e agora vai tentar o título da Copa do Brasil que ainda não possui

Por - em
Juan Silveira dos Santos nasceu rubro-negro. Sua família o fez crescer rubro-negro. Um dia ele entrou na Gávea para fazer um teste. Foi aprovado. Na quarta-feira, 23 de agosto de 2017, ele pisou no gramado do Maracanã para celebrar seu jogo de número 300 vestindo o Manto Sagrado. E concluiu uma trajetória que teve participação fundamental da família. O seu pai o fez torcedor do Flamengo. Sua mãe o fez jogador, levando-o aos treinos, escolinhas e mantendo o jovem na linha. O resultado foi um profissional dedicado e vitorioso. 

Ao entrar em campo contra o Botafogo, pela semifinal da Copa do Brasil, Juan chegou à marca que o colocou no panteão histórico do Clube de Regatas do Flamengo. Poucos jogaram tanto e com tanta identificação. Zagueiro sério, exemplo de profissional, rubro-negro até a última célula. 

Sua estreia foi em 1996, em amistoso contra a Desportiva Ferroviária. Seu primeiro gol, quase um ano depois, contra o Internacional, no Maracanã. 

Maracanã. Palco de conquistas de Juan, onde levantou cinco estaduais. Em 1996, ainda era um jovem aprendendo o que era vestir o Manto. Em 1999, num time de garotos comandado por Carlinhos, levantou seu primeiro caneco contra o favorito Vasco. No mesmo ano, encarou o Palmeiras em São Paulo e conquistou a Copa Mercosul, depois de 28 anos sem uma taça continental. Veio o bi estadual em 2000, com direito e um gol "roubado" de Tuta, na final. E depois o tri, aquele do gol do Pet. 

E falando em gols, o zagueiro também pode se considerar artilheiro. Juan balançou a rede 30 vezes, obtendo a segunda marca na história do Flamengo, atrás apenas de Júnior Baiano (33). 

Juan foi embora e deixou um vazio na Nação. Era o zagueiro da casa que a torcida havia aprendido a respeitar e a cantar o nome no estádio. Uma legítima cria da Gávea. Foi desfilar seu talento na Alemanha, na Itália... 

E, finalmente, em 2016, 14 anos após sair, Juan voltou. Voltou a vestir a sua segunda pele. Em 2017, conquistou mais um estadual, seu quinto. E agora, contra o Botafogo, rival clássico do Flamengo, completou 300 jogos. 

E em grande estilo. Numa noite para celebrar, Juan deu segurança à zaga e ajudou o Flamengo a despachar o adversário. Agora, o craque terá a oportunidade de levantar a Copa do Brasil que lhe fugiu em 1997. 

Juan, por tudo que você já fez no Flamengo, obrigado e parabéns pela marca histórica. Rubro-negro legítimo. Orgulho do Flamengo.

Confira abaixo o Papo Reto com o zagueiro, para a Fla TV.