Notícias

Números reafirmam qualidade do futebol rubro-negro

Flamengo se destaca nacionalmente em quesitos-chave

Por - em
O Flamengo tem despontado, nos últimos meses, como uma das maiores potências do futebol brasileiro. Além de se sagrar campeão estadual em 2017, o Mais Querido briga pelas primeiras colocações no Campeonato Brasileiro, está na final da Copa do Brasil e tem ainda chances na Copa CONMEBOL Sul-Americana e na Copa da Primeira Liga. E não é apenas nas tabelas que a qualidade do futebol rubro-negro se reflete - diversos outros números comprovam este fato.

Mesmo sendo um dos clubes que mais disputou jogos no ano - são 56 até agora-, o Mais Querido tem o segundo maior aproveitamento: 64,9%. São 31 vitórias e 16 empates - em números absolutos, o Fla é o time que mais venceu em 2017. O Rubro-Negro já marcou 101 gols e sofreu menos da metade (47) em jogos oficiais.

Segundo o Footstats, o Mais Querido é o segundo time com mais passes certos no Campeonato Brasileiro - são 8651; o segundo time que mais acertou finalizações (119); tem o terceiro ataque mais artilheiro (31 gols); e é o time que mais acertou cruzamentos (134).

100 gols
O Mais Querido tornou-se, no último dia 27, o primeiro clube brasileiro a passar da marca de 100 gols marcados em jogos oficiais em 2017. O feito não acontecia desde 2014, quando o Flamengo terminou o ano com 108 gols marcados. O recorde do século XXI é de 2002, quando foram 123 gols.

Paolo Guerrero, com 19 gols, puxa a fila da artilharia. Em seguida, vêm Diego (12); Leandro Damião e Everton (8) e Willian Arão (7). A lista fica completa com Berrío (6); Mancuello, Rodinei, Trauco, Felipe Vizeu e Everton Ribeiro (4); Matheus Savio, Réver e Vinicius Jr (3); Gabriel e Paquetá (2); Cuéllar, Juan, Renê, Rafael Vaz, Romulo, Pará e Geuvânio (1). O Mais Querido teve ainda um gol contra a seu favor, contra o Macaé, pelo Campeonato Carioca.

O Flamengo marcou 4 gols ou mais em 90 minutos em 8 oportunidades: 4 a 1 contra o Boavista; 4 a 0 contra o Nova Iguaçu; 4 a 0 contra o Madureira; 4 a 0 contra o San Lorenzo-ARG; 5 a 1 contra a Portuguesa-RJ; 5 a 1 contra a Chapecoense; e 5 a 2 e 5 a 0 contra o Palestino-CHI.

A Ilha do Urubu desponta como palco de maior parte destes gols - são 24 marcados na casa rubro-negra. Em seguida, vêm Raulino de Oliveira (18), Maracanã (16) e três estádios empatados na quarta colocação: Engenhão, Serra Dourada e La Cisterna, em Santiago, no Chile - todos palcos de cinco gols rubro-negros no ano. O Fla balançou a rede ainda da Arena das Dunas, Mané Garrincha e Moça Bonita (todos quatro vezes); Arena da Baixada, Vila Belmiro e Pacaembu (duas vezes); e Bezerrão, Fonte Nova, Itaquerão, Kleber Andrade, Mineirão, Nuevo Gasómetro, Ressacada, São Januário (um gol em cada).

Assista aos gols do Mais Querido na FlaTV: