Notícias

Flamengo é tricampeão da Regata do Futuro

Mais Querido vence oito provas e leva o título

Por - em
O remo do Flamengo foi campeão da terceira e última etapa da Regata do Futuro, no último domingo (5). Ao vencer oito provas, o rubro-negro levantou o caneco mais uma vez, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e fechou o ano com ouro em todas as etapas da competição.

Os atletas que participam da Regada do Futuro fazem parte da pré-equipe, ou seja, ainda não são federados. O torneio serve como forma de avaliar futuros talentos do esporte, oferecendo a crianças e adolescentes a oportunidade de atuar como verdadeiros atletas. 

No Flamengo, o técnico Franquilin Oliveira é um dos responsáveis pela busca de promessas do remo. Ele visita colégios estaduais, municipais e particulares à procura de jovens com potencial para o esporte, levando-os para o clube.

A Regata do Futuro é o principal torneio do calendário da pré-equipe. "Ela serve para ver o comportamento dos meninos, para avaliar se têm potencial para serem federados ou não. É um teste de como é ser atleta", diz Frank.

Os jovens que mais se destacam no campeonato costumam ser convidados para participar da equipe oficial de remo. Para o técnico do rubro-negro, acompanhar o crescimento dessas crianças no esporte traz grande satisfação, mas é importante ressaltar que vestir a camisa do Mais Querido é uma grande responsabilidade. "Ver o atleta crescendo é muito prazeroso, principalmente quando vejo essas crianças de comunidades tendo a oportunidade de remar num clube tão grande quanto o Flamengo. É um peso enorme representar o time numa regata. O manto é sagrado, para participar tem que estar remando muito, se doando muito nos treinos. Só os melhores vão competir", comenta.

No domingo, grande parte dos atletas da equipe participava de um torneio pela primeira vez, o que torna o título ainda mais especial. "Isso mostrou para a gente que a equipe está bem focada, já dando frutos. Foi um desafio e mesmo assim conseguimos ganhar", termina Frank.

O próximo compromisso da pré-equipe é ainda este mês, entre os dias 22 e 26 de novembro. Os atletas participarão do Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo para jovens talentos, em Porto Alegre.

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.