Notícias

Atletas da ginástica do Flamengo participam de treinamento no CT Time Brasil

Cinco ginastas rubro-negras foram convocadas para período de avaliações

Por - em
Cinco atletas da ginástica artística do Flamengo foram convocadas para período de treinos e avaliações na seleção brasileira, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Luisa Kirchmayer e Milleny Esteves se apresentaram nesta segunda-feira (15) e ficam concentradas no CT até o dia 27 de janeiro. Se recuperando de uma lesão muscular na lombar, Lorrane Oliveira pediu dispensa após conversa com a comissão técnica rubro-negra, que preferiu poupá-la.

O grande número de atletas do Mais Querido na seleção é impressionante. Foram cinco em um total de 20 ginastas. Para o treinador do Rubro-Negro, Ângelo Sabino, a convocação é reflexo do trabalho feito no clube. 

"Deixa a gente muito orgulhoso por ter esse número de atletas chamadas, mostra que estamos em um caminho diferente, tentando mudar essa forma de treinar ginastica artística no Brasil. É uma tradição do Flamengo ter várias ginastas na seleção brasileira adulta e nós ainda temos outras atletas que não foram convocadas, mas que têm muitas chances de entrarem na seleção", diz o técnico.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido para o ciclo olímpico de Tóquio 2020, esta é a primeira etapa da preparação de 2018. O objetivo é fazer um mapeamento de cada atleta, através de uma série de avaliações, para potencializar o desempenho, levando em conta as particularidades de cada um.

Antes da apresentação, neste fim de semana (13 e 14), o técnico Ângelo Sabino, a gerente de esportes terrestres Luisa Parente e a gerente de ciências do esporte Izabel Miranda participaram do seminário promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. Foram discutidos o planejamento para o ciclo olímpico e ações fundamentais no desenvolvimento do esporte.

"O seminário foi excelente, eu nunca tinha visto algo assim no Brasil, para instruir os treinadores, para trazer novas tendências e abordagens de formas de treinar. Foi muito dentro da filosofia que o Flamengo pensa o treinamento, mais moderna, visando mais a eficiência do que o tempo gasto no ginásio", afirma Ângelo. 

O primeiro evento do calendário de competições da ginástica artística rubro-negra é o Campeonato Brasileiro por Equipes, entre 18 e 24 de junho, ainda sem local definido. 

As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.