Notícias

Em sua primeira temporada no Brasil, Cubillan vira o maestro do FlaBasquete

Armador venezuelano é um dos pilares do Mais Querido

Por - em
Diretamente da Venezuela, o armador David Cubillan chegou ao Flamengo no início da temporada como uma das principais apostas do FlaBasquete. Com experiência de anos na seleção nacional, Cubillan sempre foi marcado pela agilidade nos crossovers, passes precisos e chutes da linha dos três pontos. 

Como todo estrangeiro, a adaptação do camisa 8 foi um pouco mais demorada, mas suas atuações já mostravam a excelente qualidade técnica e física do venezuelano. Com o início do Novo Basquete Brasil, o armador virou o grande maestro rubro-negro. Ditando o ritmo durante as partidas, David engatou sequência de belas partidas e virou um dos principais pilares do time do técnico José Neto. 

Na primeira etapa da competição, o jogador obteve uma média de 9.4 pontos, 1.9 rebotes e 3.0 assistências por jogo, somando uma eficiência de 9.1. Com 41% nos chutes do perímetro, David é um dos principais destaques do torneio no atributo. Com atuações destacadas contra Basquete Cearense (6/9), Minas (4/6) e Joinville (3/3), o venezuelano se torna uma arma letal em momentos decisivos e figura entre os recordistas do fundamento no NBB 10.

Nas assistências, o armardor mostrou seu vasto repertório no clássico contra o Botafogo, no primeiro turno. Deixando os companheiros na melhor posição para pontuar, o camisa 8 anotou doze passes decisivos, sendo um dos responsáveis pelo placar elástico de 107x54. 

Em uma das partidas mais históricas desta edição do NBB, Cubillan teve o papel de protagonista. Enfrentando o Mogi das Cruzes, no ginásio Hugo Ramos, David marcou 20 pontos e deu cinco assistências que foram primordiais para o resultado final do jogo. Com 15 de eficiência e 100% nos lances livres, o jogador definitivamente já estava no clima das decisões. 

David Cubillán está prestes a disputar seu primeiro playoff no Brasil, e já sabe o peso que é vestir o Manto Sagrado e honrar os dizeres 'Vencer, Vencer, Vencer'. 

"Sabemos que o playoff é a parte mais importante da competição. Nós estamos nos preparando para isso durante toda a temporada e sabemos que o objetivo é, obviamente, ganhar o campeonato. Vamos enfrentar cada jogo como se fosse uma final", afirmou o armador. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.