Notícias

Ministro do STF deixa toga de lado para comentar futebol

Em programa esportivo na Rádio Justiça, Marco Aurélio Mello declara amor ao Flamengo.Do G1, em Brasilia

Por - em

Foto: Gil Ferreira/SCO/STF

Em programa esportivo na Rádio Justiça, Marco Aurélio Mello declara amor ao Flamengo.

Ministro relembra gafes, como a transmissão do hino do time durante sessão do Supremo.

Mirella D'Elia\ Gustavo Tourinho\ Do G1, em Brasília\

Após entrevista, Marco Aurélio participou da sessão sobre células-tronco (Foto: Gil Ferreira/SCO/STF)

A cena, apesar de parecer saída das páginas de um livro de ficção, foi real. Em meio à seriedade de uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), um intrigante som rompe o silêncio. Em vez do rebuscado discurso de um dos 11 integrantes da mais alta corte do país, a surpresa: o hino do Flamengo.

O dono do aparelho? Ninguém menos que o então presidente do Supremo, ministro Marco Aurélio Mello - que esteve à frente do cargo entre 2001 e 2003. Fanático pelo time carioca, ele não esconde de ninguém a intensa paixão. Tanto que, além deste aparelho, tem outro, com uma segunda versão do hino rubro-negro.

Nesse momento, no entanto, a vergonha falou mais alto do que o amor ao futebol. O celular estava tão perto do microfone que o som encheu todo o plenário do STF (ouça aqui). E, diante dos atônitos colegas, o ministro teve até dificuldade para desligar o telefone. Mas não pensou duas vezes: para ilustrar melhor o que aconteceu, declamou um trecho do hino (clique aqui para ouvir) em entrevista à Rádio Justiça.

Regra do jogo

Marco Aurélio contou em detalhes este e outros pitorescos casos aos jornalistas Fábio Ruas e Adriano Oliveira. Eles idealizaram, produziram e vão apresentar o programa “Regra do jogo”, que passará a ser transmitido todos os sábados pela emissora, a partir das 14h.

O ministro participa do quadro “Paixão Nacional”, destaque do programa, que estréia neste sábado (31). A cada semana, uma autoridade do Judiciário vai sair da rotina, livrar-se do emaranhado de processos e relaxar por alguns minutos para falar sobre a paixão pelo time do coração.

Durante o bate-papo informal que vai ao ar neste sábado, Marco Aurélio também relatou outras histórias, alfinetou o rival Vasco da Gama, comentando a administração de Eurico Miranda (clique aqui para ouvir), e deixou escapar um sonho: disse que queria ser presidente do Flamengo. Logo em seguida, confessou que estava apenas brincando.

Compromisso marcado

Mas Marco Aurélio não brincou quando disse que, sempre que pode, vai aos jogos do Flamengo no Maracanã, na zona Norte do Rio de Janeiro. Perguntado se irá assistir ao confronto mais charmoso da cidade, contra o Fluminense, às 18h10 de domingo (1º), pelo Campeonato Brasileiro, não titubeou: confirmou presença.

Depois de vários anos lutando contra o rebaixamento no Brasileirão, o Flamengo vive, desde o ano passado, momentos de glória na competição. Em 2007, o clube terminou o campeonato em 3º lugar - a melhor posição desde 1992, quando sagrou-se pentacampeão.

Neste ano, passadas três rodadas, o clube acumula duas vitórias (ambas no próprio Maracanã) e um empate (no Estádio Olímpico de Porto Alegre, contra o Grêmio). Isso o coloca na segunda colocação do Campeonato Brasileiro. Contra o Fluminense, Marco Aurélio pode ajudar o rubro-negro carioca a tornar-se líder - basta o Flamengo vencer e o Cruzeiro, atual líder, sofrer uma derrota para o Coritiba, na capital paranaense.