Notícias

A Copa da esperança

Juniores sonham não só com o título da Taça SP, como também com promoção aos profissionais

Por - em

O ano de 2010 é especial para o futebol mundial. Afinal, na Áfria do Sul, será disputada mais uma Copa do Mundo, no meio do ano. No entanto, para os jogadores com idade de até 18 anos, outra tradicional Copa, que acontece todo ano, é que será o evento mais importante do calendário do futebol nacional. A bola rola neste domingo para a estréia do Flamengo na 41ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os rubro-negros enfrentam o Sport Club Shallon, de Roraima, às 14h, no Estádio Joaquim de Moraes Filho.

\

O time da Gávea está no Grupo S do torneio mais importante da categoria no futebol brasileiro, e além do Shallon, enfrentará Paulista e o Taubaté, dono da casa. A jovem equipe rubro-negra está confiante para a competição. Desde o título da Taça Octávio Pinto Guimarães de 2007, o Flamengo não conquista nenhum título nos juniores. Por isso, a motivação é ainda maior para a disputa da Copinha.

 "Estou bastante confiante no time, o grupo é bastante unido, temos como o foco o título, até porque não ganhamos nada esse ano de 2009 e vamos com tudo para a Copinha", disse o atacante Lucas Quintino.

A competição é a grande vitrine do futebol de base no Brasil e, por isso, os jogadores esperam ter um bom rendimento não só coletivo, como também individual, para realizar seus grandes sonhos, como despertar o interesse de clubes europeus e até mesmo ser promovido ao time profissional do Flamengo.

"Todos sabemos que a Copa São Paulo é uma grande vitrine. Sei que se eu me sair bem posso ser vendido para algum time do exterior ou até mesmo ser integrado aos profissionais, que é meu maior sonho, mas não posso ser ansioso, porque isso pode atrapalhar meu rendimento dentro de campo", completou Lucas, um dos artilheiros do time juvenil do Flamengo na temporada passada.

A tabela do Flamengo na Copinha é a seguinte: o Rubro-Negro estréia neste domingo, dia 3, contra o Shallon, às 14h, com transmissão ao vivo da SporTV. Depois, na quarta-feira, dia 6, o Mengão enfrenta o Paulista de Jundiaí, às 16h, e encerra sua participação no dia 9, sexta-feira, contra os donos da casa, o Taubaté.

Taubaté: Taubaté é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localizado na mesorregião do Vale do Paraíba, dista 123 km da capital paulista, 280 km da cidade do Rio de Janeiro, 90 km de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo e 45 km de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

É o segundo maior pólo industrial e comercial de sua mesorregião, abrigando empresas como Volkswagen, Ford, LG, Alstom, Usiminas, Embraer (Centro de distribuição), entre outras. O município também abriga o Comando de Aviação do Exército. Além disso, é a terra natal do escritor Monteiro Lobato.

Segundo estimativa feita pelo IBGE, em julho de 2009 o município possuía 273.426 habitantes, ocupando a 11ª posição dentre as cidades mais populosas do interior de São Paulo e sendo o 25º maior município do estado. O  nome da cidade origina-se da língua tupi, e significa aldeia (taba) elevada (ybaté).

Fundação: 5 de dezembro de 1645 (364 anos) (elevação a vila)
Gentílico: taubateano
Lema: Per aspera pro Brasilia ("Todo sacrifício pelo Brasil")
Prefeito(a): Roberto Peixoto (PMDB)(2009 – 2012)
Área: 625,916 km²
População: 273.426
IDH: 0,837 (SP: 21°) - elevado PNUD/2000
PIB: R$ 5.398.601 mil (BR: 63º) - SEADE/2006
PIB per capita: R$ 19.872,64 SEADE/2006

Estádio Joaquim de Moraes Filho: O estádio foi fundado em 1967. Até então, o Esporte Clube Taubaté disputava suas partidas no Estádio Municipal da Praça Monsenhor Silva Barros, o campo do Bosque. Em 1954 a diretoria do clube definiu como meta a construção de um novo estádio.

Em 1965, o então prefeito Felix Guisard Filho promulgou a lei municipal nº 115, doando ao Esporte Clube Taubaté uma área de 38.300 m², localizada no antigo Parque das Nações para a construção do novo estádio. O clube recebeu também 45 milhões de Cruzeiros Velhos para a conclusão do novo estádio.

Em maio de 1958 uma grande campanha de arrecadação de tijolos coordenada por um dirigente foi lançada na cidade. A campanha contou com total apoio dos funcionários da Companhia Fabril de Juta, contando inclusive com a colaboração do seu gerente. Dez anos depois, em 14 de janeiro de 1968, o estádio foi inaugurado, recebendo o nome do então presidente do clube, Joaquim de Morais Filho.

O jogo de estreia foi contra o São Paulo Futebol Clube, vice-campeão paulista de 1967. O resultado foi de 2 a 1 para o São Paulo. O recorde de público do estádio aconteceu no jogo contra o Corinthians, realizado em 11 de junho de 1980. O público pagante foi de 21.272 torcedores.

\

Nome: Estádio Joaquim de Morais Filho
Apelido: Joaquinzão
Local: Taubaté, SP, Brasil
Construção: 1967
Inauguração: 14 de janeiro de 1968
Proprietário: Esporte Clube Taubaté
Gramado: Grama natural (105 x 68 m)