Notícias

Patrimônio Histórico realiza simpósio sobre estudos do futebol

Salão Nobre da Gávea recebe especialistas nesta terça-feira

Por - em


O departamento do Patrimônio Histórico do Flamengo realizará, na próxima terça-feira (16), às 18h30, no Salão Nobre da sede da Gávea, o mini simpósio Estudos Sobre o Futebol. Com as portas abertas ao público, o evento pretende colocar em discussão valores culturais e sociais sobre o futebol e o Flamengo, particularmente, com convidados mais que especiais. 

- Prof. Dr. Ronaldo Helal (UERJ): Coordenador do grupo de pesquisa Esporte e Cultura e do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte - LEME, atua principalmente nos seguintes temas: futebol, mídia, identidades nacionais, idolatria e cultura brasileira. Publicou oito livros e mais de 120 artigos em capítulos de livros e em revistas acadêmicas da área, no Brasil e no exterior.

- Prof. Dr. Renato Coutinho (UCB): autor do livro “Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular (1933-1955)”. Atualmente, ministra os cursos de História do Brasil Colonial, História do Brasil Monárquico e História do Brasil Republicano na Universidade Castelo Branco.

- Profa. Dra. Lívia Magalhães (UFF): autora do livro “Histórias do Futebol”, “Com a taça nas mãos” e organizadora do livro "Lugar de Mulher - Feminismo e Política no Brasil". Possui experiência na área de História do Brasil e da América Latina Contemporâneos e História do Esporte, com ênfase nos seguintes temas: memória, ditaduras civil militares, futebol, autoritarismo, gênero.

Esse evento contempla o projeto Vida Flamenga, que tem por objetivo fomentar estudos e narrativas do meio social, econômico e cultural do esporte nacional. O Vida Flamenga também propõe formalizar encontros periódicos que trabalhem a memória do clube e o sentimento de pertencimento dos torcedores, atletas e sócios. Através de mesas, rodas de conversa, palestras, para que possamos contar a história e discuti-la através das vivências dos convidados. Neste mini-simpósio traremos convidados interdisciplinares, que dedicaram suas pesquisas ao esporte com diferentes abordagens e contextualização histórica.

Para fazer a inscrição, clique neste link. INSCRIÇÕES PARA O SIMPÓSIO