Notícias

Bruno Nicolaci, preparador físico do FlaBasquete, integra a Seleção Brasileira no Mundial

Profissional do CUIDAR comenta trabalho no clube e na equipe nacional

Por - em
Tem mais convocado na área! Além de Jhonatan Luz e Marquinhos, o Flamengo será representado também pelo preparador físico Bruno Nicolaci na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Basquete. A competição acontece entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro, na China.

No Mais Querido desde julho de 2018, Nicolaci já chegou ao clube com a experiência do time nacional na bagagem. Com a oportunidade de dar continuidade ao trabalho realizado na seleção em mais uma disputa, Bruno se disse feliz e honrado. 

“Principalmente por estamos disputando um Campeonato Mundial. É uma honra estar à frente da preparação física brasileira, ainda mais por ser o preparador físico do Flamengo”, disse. “Essa convocação levo como uma realização profissional e pessoal. A experiência de disputar uma das principais competições do mundo, ter uma troca com outras culturas de treinamento só tem a somar para minha carreira e para meu trabalho no Flamengo”.

Em junho, o Rubro-Negro conquistou o hexacampeonato do NBB, competição que teve início em outubro, nove meses antes, e cuja preparação começou em agosto. Já na Seleção Brasileira, os atletas se apresentam com cerca de 30 dias de antecedência apenas para a disputa da competição. Para Nicolaci, essa é a principal diferença no trabalho a ser realizado: o tempo.

“Ao longo de uma temporada (que dura quase um ano), as metodologias de treino com periodização apresentam resultados muito positivos para o desempenho físico do atleta e da equipe coletivamente. Nesse caso é possível implementar características físicas que são adquiridas a longo prazo. Na seleção, o período preparatório é reduzido. O segredo está no planejamento”, disse o profissional, completando. “É necessário manter o controle do desempenho do atleta à distância. É muito comum meu contato com os preparadores físicos dos jogadores brasileiros da temporada. Também mantenho canal direto de comunicação com os próprios. Assim trocamos informações sobre seus condicionamentos físicos, lesões, e posso passar de forma antecipada as características do meu planejamento e treinamento”.

Para Nicolaci, o período com o time nacional em um Mundial pode somar muito para o seu trabalho no clube.

“Toda essa troca de conhecimento com outros profissionais da área só faz com que eu evolua, traga mais experiência para a nossa temporada no Flamengo. O basquetebol dos clubes brasileiros está evoluindo bastante e ser o preparador físico da modalidade no Flamengo é uma responsabilidade e uma honra muito grande”, comentou o preparador físico.

Bruno Nicolaci faz parte do plantel de profissionais do CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento do Atleta de Rendimento), núcleo rubro-negro cujo objetivo é aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto e complementando a formação de cada um.

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.