Notícias

Com emoção no fim, FlaBasquete derrota São Paulo por 75 a 66 e está na final da Champions League

Marquinhos foi o destaque rubro-negro na partida com 14 pontos. Orgulho da Nação volta à quadra na terça-feira (13) para a grande decisão

Por - em

Foto: Gaspar Nóbrega/BCLA

Rumo à final! Em jogo válido pela semifinal da Champions League das Américas, o Flamengo venceu o São Paulo por 75 a 66 neste domingo (11), no ginásio Polideportivo Alexis Argüello, em Manágua, na Nicarágua. O destaque do Orgulho da Nação na partida foi Marquinhos com 14 pontos convertidos. Com emoção nos minutos finais, o time rubro-negro não deu chance para o adversário e conseguiu uma vitória histórica, que lhe garantiu uma vaga na grande decisão do torneio.

O jogo
O FlaBasquete inaugurou o marcador com uma bola de três de Marquinhos, que fez mais dois pontos logo em seguida. O time rubro-negro trabalhava bem as jogadas no ataque, rodando a bola para encontrar a melhor opção para pontuar. O Orgulho da Nação fazia uma excelente marcação e dificultava muito as investidas do ataque são paulino. Em quadra, o argentino Diego Figueredo mostrou seu talento e anotou mais três na conta do Mengão. Lucas Martinez não deixou por menos e também converteu de fora do perímetro. O Mais Querido terminou o primeiro quarto com uma ótima vantagem no placar: 24 a 09.

Logo nos segundos iniciais do segundo período, Hettsheimeir arremessou livre pra três e a bola entrou. Leo Demetrio, na zona morta, também encontrou espaço e converteu mais uma bola de três. Com intensidade alta, o Orgulho da Nação fazia o jogo ficar fácil, graças a uma defesa bem compactada em quadra e uma transição rápida para o ataque. Na parte final do quarto, o São Paulo deu uma reagida e passou a pontuar mais. Mesmo assim, o Mengão foi para o intervalo com uma boa diferença no marcador: 37 a 23.

Na volta para o terceiro período, o FlaBasquete continuou com seu ritmo intenso de jogo. Jhonatan Luz anotou a nona bola de três para o time rubro-negro. Rafael Mineiro fez um belo passe para Marquinhos, dentro do garrafão, converter mais dois e sofrer a falta. O Mengão não deixava o ritmo cair e mantinha sua intensidade no ataque. Yago encontrou Rafa Mineiro livre para arremessar e converter mais três pontos, assim como Diego Figueredo, que acertou mais uma de três. O Mais Querido manteve a boa margem de pontos à frente: 62 a 43.

No último período, o São Paulo voltou melhor e conseguiu encurtar a diferença para 13 pontos. O Rubro-Negro desperdiçava alguns arremessos no ataque e o time do Morumbi aproveitava os rebotes para contra-atacar rapidamente. Nos minutos finais, o jogo ficou eletrizante com as duas equipes trocando pontos. Faltando menos de dois minutos para terminar, o time são paulino fez a diferença cair para seis pontos. Lucas Martinez acertou uma bola importantíssima de três que decretou a vitória rubro-negra por 75 a 66.

Com méritos, o Orgulho da Nação dominou o jogo do início ao fim e garantiu vaga para a grande final da competição.  

Destaques
Marquinhos - 14 pontos;
Luke Martinez - 11 pontos;
Yago Santos - 11 pontos;
Rafael Mineiro - 10 pontos.

Próximo compromisso
O FlaBasquete volta à quadra na próxima terça-feira (13) para encarar o Real Estelí na grande final da Champions League das Américas. A decisão acontece às 22h10, no ginásio Alexis Argüello, em Manágua.

Quinteto inicial
Yago, Lucas Martinez, Marquinhos, Leo Demetrio e Rafael Mineiro.


As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).