Notícias

Com placar centenário, Flamengo vence o Brasília no NBB

Orgulho da Nação volta a entrar em quadra neste domingo contra o Cerrado Basquete

Por - em
O FlaBasquete confirmou a vitória sobre o Brasília nesta sexta-feira (18) pelo NBB! Dominante a partir do segundo quarto, o Mengão superou o adversário de virada por 103 a 74, no ginásio da ASCEB (DF), pela 11ª rodada da competição. Olivinha foi o cestinha do confronto com 19 pontos, seguido por Hettsheimeir, com 17.

O jogo
Hettsheimeir abriu o placar para o Rubro-Negro com dois pontos. Melhor no ataque, o Brasília conseguiu vantagem logo no início da partida, mas Hett, com dois lances livres, e Chuzito, de fora do garrafão, encostaram novamente (7x8). O adversário converteu de novo e uma enterrada de Leo Demetrio diminuiu a diferença para um ponto mais uma vez (9x10). Pouco depois, uma cesta de três de Chuzito González deixou tudo igual no ginásio da ASCEB e as duas equipes empataram em 12. O argentino brilhava de fora do garrafão, converteu mais duas e ajudou o Flamengo a encostar novamente no marcador e fechar o período com 22 a 24.

O Gigante Hett e Chuzito González, que acertou sua quinta bola de três e manteve 100% de aproveitamento, não deixaram o Brasília se distanciar no início do segundo quarto (28x29). Dois pontos e a falta, lance livre convertido e mais dois de Hettsheimeir em sequência colocaram o Mengão na frente pela primeira vez na partida com 33 a 31. Gustavinho abusava da rotação e o Flamengo decolou. Rafael Mineiro deixou mais dois e Hett, novamente de três, aumentou a vantagem ainda mais (38x31), enquanto a equipe se aproveitava dos erros do adversário e conseguia os rebotes. Olivinha e Franco Balbi apareceram e marcaram dois e três pontos respectivamente, repetindo o feito logo após. O Brasília marcou apenas uma vez e o Flamengo foi para o intervalo com moral depois de grande virada (50x33).

O Mengão voltou do vestiário arrasador e logo abriu 11 a 0 no terceiro período, com direito a dois rebotes ofensivos de Olivinha, enterrada de Jhonatan Luz e aquele belo passe característico de Franco “El Mago” Balbi. A equipe da capital voltou a pontuar, mas Leo Demetrio e Pedro Nunes também marcaram pelo lado carioca (69x41). Jhonatan, de três, colocou 75 no placar para o Mais Querido, contra 50 do Brasília no fim da parcial.

Rafael Rachel na ponte aérea com Balbi abriu o último quarto para o Flamengo de forma espetacular, marcando novamente logo em seguida. Yago fez desarme, arrancou sozinho e foi para a bandeja, fazendo 83 a 58. Olivinha recebeu no garrafão e marcou, e depois converteu mais duas de três pontos (97x74). Balbi, de três, garantiu o placar centenário para o Mengão pela quarta vez no NBB. E não parou por aí! Antes do apito final, o Mago converteu mais uma de longe e fechou o marcador em 103 a 74.

O argentino foi um dos grandes destaques da partida com 12 pontos, 7 rebotes e 11 assistências. Logo após o duelo, ele analisou a atuação da equipe e falou sobre as lições que o time deve aprender com o confronto.

“A vitória é sempre importante, mas a gente tem que levar de hoje um aprendizado que se a gente continuar começando o jogo do jeito que começamos, provavelmente vamos perder mais do que ganhar. Precisamos focar mais, jogar mais firme desde o começo. Fizemos muita coisa errada no início que não tínhamos treinado, então acho que o principal está aí, começar o jogo mais firme para não acontecer o que aconteceu hoje. Você corre mais, se desgasta muito mais no jogo. Temos que botar toda essa energia logo no começo para jogar uma partida um pouco mais tranquila. Nem sempre vai ser assim, mas se você começa focado desde o início as coisas podem sair um pouco melhores”, disse o armador.

Destaques
Olivinha - 19 pontos e 9 rebotes
Hettsheimeir - 17 pontos e 4 rebotes
Chuzito - 15 pontos
Balbi - 12 pontos, 7 rebotes e 11 assistências

E agora?
O Flamengo volta a entrar em quadra no domingo (20), às 19h, contra o Cerrado Basquete. A partida conta com transmissão ao vivo do Dazn.

Quinteto inicial
Chuzito, Balbi, Olivinha, Rafael Mineiro e Hettsheimeir

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).