Notícias

FlaBasquete é superado pelo Quimsa por 92 a 80 e termina em segundo lugar da BCLA

Equipe rubro-negra não conseguiu conter o ímpeto ofensivo dos argentinos e ficou em desvantagem no placar durante o jogo inteiro

Por - em

Na final da Basketball Champions League Americas (BCLA), o FlaBasquete acabou sendo derrotado pelo Quimsa-ARG, por 92 a 80, na noite deste domingo (14), na Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina. Com o revés, o Rubro-Negro encerra sua participação no torneio continental em segundo lugar e agora foca nos playoffs do NBB.

O argentino Franco Balbi foi eleito o melhor armador, entrando para o quinteto ideal competição.


1º Quarto
A decisão começou com o Quimsa marcando os pontos iniciais. Gui Deodato, do perímetro, marcou os primeiros três pontos do Flamengo no jogo. A equipe rubro-negra errava muitos arremessos no início do quarto, e com isso, os argentinos aproveitavam para abrir vantagem. Em boa jogada de Balbi, Devon Scott recebeu no garrafão e marcou dois pontos. Em quadra, Cuello arremessou para três e a bola caiu. Com baixo aproveitamento ofensivo, o FlaBasquete terminou a parcial perdendo por 28 a 12.

2º Quarto
O Rubro-Negro insistia nos arremessos de três, mas a bola teimava em não entrar. Um dos pontos fortes do time, que é a defesa, também tinha dificuldades para conter o ataque da equipe argentina. Em grande jogada, Gabriel Jaú deu bela assistência para Olivinha anotar dois pontos e sofrer a falta. No lance livre de bonificação, o “Deus da Raça” converteu mais um ponto. Deixaram o Scott Machado livre e ele acertou uma bola tripla. Kayo Gonçalves repetiu o companheiro e também cravou do perímetro. Pode-se constatar uma visível melhora do time rubro-negro na reta final do segundo quarto, mas o Quimsa seguiu com 17 pontos na frente: 50 a 33.

3º Quarto
Após duas tentativas malsucedidas, Cuello e Balbi acertaram uma bola tripla cada no início do terceiro período, cortando a diferença para 11 pontos. Apesar da melhora do Flamengo nos arremessos de três, o Quimsa seguia pontuando no ataque e mantendo a vantagem em dois dígitos. Nos últimos segundos, o Rubro-Negro conseguiu cortar a diferença para 11 pontos: 70 a 59. 

4º Quarto

No início do quarto final, o Quimsa voltou a abrir vantagem e esfriou a reação rubro-negra. O FlaBasquete seguia com dificuldades para marcar seus pontos devido a forte marcação dos argentinos. Nos minutos finais, o Orgulho da Nação até conseguiu encurtar um pouco a diferença, mas o Quimsa, que se manteve à frente no placar o jogo inteiro, acabou fechando a partida em 92 a 80 e se sagrou bicampeão da BCLA. 

Próximo desafio
Agora, o Orgulho da Nação volta focar na disputa no NBB, quando enfrenta o Botafogo no próximo sábado (20), às 19h30, no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), pelo primeiro jogo da melhor de três das oitavas de final da competição nacional.

Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Didi Louzada, Kayo Gonçalves e Gabriel Jaú.
Técnico: Gustavo De Conti.