Notícias

FlaBasquete inicia pré-temporada 2019/2020

Hexacampeões do NBB retornam à Gávea para primeiros testes e exames no CUIDAR. Equipe esteve nesta sexta-feira (9) no Laboratório Olímpico do COB

Por - em

A equipe adulta de basquete do Clube de Regatas do Flamengo retornou aos treinos na última segunda-feira (5) para início dos trabalhos de pré-temporada. Os rubro-negros estiveram à disposição da equipe do CUIDAR, onde foram submetidos a diversos testes e exames junto aos parceiros institucionais do Centro multidisciplinar, além dos primeiros treinos físicos e táticos em quadra, liderados pelo técnico Gustavo De Conti e sua comissão técnica.

Na manhã desta sexta-feira, ainda como parte da preparação para a temporada, os atletas estiveram no Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para avaliação de força no isocinético e testes de salto na plataforma de força, acompanhados pelos fisioterapeutas do clube, Ricardo Machado e Matheus Albuquerque, e do preparador físico Vinícius Lima.

“Os atletas do Flamengo fizeram um teste neuromuscular isocinético que tem por objetivo avaliar a função neuromuscular, nesse caso, na articulação do joelho de maneira bilateral. Então a gente está vendo tanto a função neuromuscular do lado direito quanto do lado esquerdo e como a musculatura está se comportando em diferentes velocidades. A gente pode avaliar tanto a força máxima numa velocidade, quanto a resistência, a capacidade de resistir à força numa outra velocidade. A gente consegue avaliar nessas duas condições como está a potência, a produção de força, e o desequilíbrio de um lado e de outro, e como a musculatura produz força nessas duas condições. Isso é muito importante, principalmente no atleta de alto rendimento, na pré-temporada e o acompanhamento ao longo da temporada, para ver como está o treinamento”, explica i fisiologista do COB, Raul Freire.

Além do isocinético, os atletas também fizeram testes de salto na plataforma de força. Quem explica é Glauber Pereira, Biomecânico do COB.

“Realizamos com os atletas dois tipos de saltos, o Squat Jump e o Contermovement Jump, que são dois saltos relacionados ao jogo, à capacidade de produção de força dos atletas. A gente avalia a altura de salto, força produzida, potência, e entrega aos treinadores para que eles possam avaliar como está a produção do atleta no início da temporada. A partir desses dados eles conseguem montar os programas de treinamento, os microciclos, os macrociclos, de forma a tentar otimizar o rendimento de cada jogador. Então a gente mantém sempre o mesmo protocolo para entregar um comparativo entre o início, o meio e o final da temporada, a fim de entregar a melhor relação possível para o treinador”.

Último reforço anunciado para a temporada, o ala-pivô Léo Demétrio chegou ao Rio de Janeiro nesta tarde e também já se apresentou ao CUIDAR para realização de exames.

Enquanto isso, em Goiânia, Jhonatan Luz e Marquinhos, além do preparador físico Bruno Nicolaci, participaram dos treinos preparatórios para a Copa do Mundo de Basquete nas duas últimas semanas. Jhonatan retorna ao Rio de Janeiro para se integrar ao elenco rubro-negro enquanto Marquinhos e Bruno seguem com a seleção brasileira nos próximos dias. O norte-americano Zach Graham  se apresenta ao Flamengo até o final da primeira quinzena de agosto. 


Clique aqui e veja a galeria de fotos do FlaBasquete realizando exames no Laboratório Olímpico do COB. 


As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.