Notícias

Flamengo acerta a contratação do ala-pivô argentino Bautista Lugarini para a BCLA

Jogador de 25 anos, com passagens pela Seleção Argentina e experiência no basquete europeu, reforça o Mengão nos playoffs da competição continental

Por - em


O Flamengo segue se reforçando para a disputa da Basketball Champions League Americas (BCLA) e acertou a contratação do ala-pivô argentino Bautista Lugarini, de 25 anos e 1,99m. Versátil e com experiência internacional, o jogador chega ao Mais Querido para agregar ao elenco que busca o bicampeonato da competição continental.

Lugarini vestirá o Manto Sagrado de número 8 e tem estreia prevista para o dia 6 de março, reforçando o rubro-negro já no primeiro jogo das quartas de final da BCLA, contra o Astros de Jalisco, no Maracanãzinho.

Natural de San Nicolás, na província de Buenos Aires, Lugarini iniciou sua trajetória profissional no Bahía Basket, onde estreou na Liga Nacional de Básquet ainda em 2017. Após quatro temporadas no clube, transferiu-se para a Espanha em 2021, passando pelo Palmer Alma Mediterránea e pelo filial do Valencia Basket.

Em 2022, retornou à Argentina para atuar no Instituto Córdoba, onde viveu um período de consolidação na carreira. Foi campeão da Liga Sudamericana de 2023 e vice-campeão da Liga Nacional. Após três temporadas no Instituto, o ala voltou ao basquete europeu e defendia o Grupo Alega Cantabria, da Primera FEB, seu último clube antes de acertar com o Flamengo.

No cenário internacional, Lugarini passou desde as categorias de base até alcançar a Seleção principal. Estreou pela equipe adulta em 2025, nas Eliminatórias para a AmeriCup, e atualmente está convocado para esta janela de seleções, no fim de fevereiro e início de março de 2026, ao lado dos compatriotas rubro-negros Franco Baralle e Alex Negrete.

Em sua primeira mensagem à Nação Rubro-Negra, o argentino demonstrou entusiasmo com o novo desafio:

“Em relação à minha chegada, estou muito feliz com tudo o que significa chegar a um clube tão grande como o Flamengo. É uma alegria saber que um clube como esse esteja focado em mim e que querem que eu chegue para somar, é algo único. Acredito que posso ajudar o time com minha versatilidade. Posso ajudar com pontos, rebotes, defender vários jogadores. E também no que o técnico precisa. Então, mais do que nada, felicidade e orgulho de poder representar um clube tão grande como o Flamengo.”, finalizou.

O Flamengo aproveita a oportunidade para agradecer ao também argentino Ramiro Santiago pela dedicação e profissionalismo nas duas últimas janelas da BCLA, período em que defendeu o Manto Sagrado com comprometimento e entrega. O clube deseja sucesso na sequência de sua carreira.