Flamengo alcança 15ª semifinal em 16 edições do NBB e enfrenta Franca por vaga na final
Após superar Corinthians, Rubro-Negro reencontra rival em mais um capítulo decisivo do basquete nacional
Por Paulo Neto - emO Flamengo é, mais uma vez, semifinalista do Novo Basquete Brasil (NBB). O que poderia parecer apenas mais um dado estatístico é, na verdade, a confirmação de um projeto acostumado a chegar longe. Em 16 edições do NBB, o Rubro-Negro chegou à semifinal em impressionantes quinze oportunidades. Em todas as temporadas, o clube avançou aos playoffs. O retrospecto fala por si só: dez finais, sete títulos e uma certeza: o Manto estará em quadra nos momentos decisivos do cotejo nacional.
A vitória sobre o Corinthians nas quartas de final consolidou a campanha segura construída até aqui: foram 26 vitórias em 34 jogos na temporada regular e duas séries decididas em 3 jogos a 1 nos playoffs. Agora, o adversário da vez é o Franca, que superou o Pinheiros no jogo 5 e confirmou mais um duelo que já virou tradição nos grandes palcos.
A rivalidade entre Flamengo e Franca cresceu nos últimos anos e ganhou capítulos marcantes. Só nesta temporada, os dois times já mediram forças em duas semifinais - e em ambas, o Flamengo levou a melhor. Na Super 8, o Rubro-Negro venceu no Maracanãzinho e avançou para conquistar o título da competição. Na BCLA, a equipe comandada por Sergio Hernández voltou a superar Franca e, mais uma vez, seguiu firme rumo ao topo do continente, encerrando a campanha com o troféu nas mãos após a vitória sobre o Boca Juniors.
Agora, a história coloca os dois frente a frente mais uma vez nesta temporada, e em mais uma semifinal: a do NBB. O jogo 1 será neste sábado (24), às 17h, em Franca, com transmissão do SporTV, da TV Cultura e da FlaTV+. Os jogos 2 e 3 já estão marcados para o Tijuca Tênis Clube, nos dias 27 (terça-feira) e 29 (quinta-feira), ambos às 20h. Os ingressos já estão à venda com preços a partir de R$15. Se necessários, os jogos 4 e 5 serão realizados nos dias 1º e 3 de junho, em Franca e no Rio de Janeiro, respectivamente. (Como teve melhor campanha na fase de classificação, o Flamengo terá o mando de quadra e decidirá a série em casa, caso ela vá até o quinto jogo).
Para Alexey, armador do FlaBasquete, o peso do confronto enriquece as semifinais da liga. “São as duas equipes que vem disputando a maioria dos títulos nos últimos anos. Só isso já sugere uma rivalidade natural, o que é ótimo para o basquete brasileiro. Tenho certeza que serão grandes jogos, com clima de decisão/playoffs - tanto no Rio como em Franca. O esporte só tem a ganhar com esse ambiente”, afirmou.
Relacionados: Alexey, Balbi e Gueiros; Shaq Johnson, Gui Deodato e Luan; Jordan Williams e Jhonatan Luz; Kayo Gonçalves e Lucas Siewert; Ruan Miranda.
HOJE TEM #FLABASQUETE NA SEMIFINAL DO @nbb! PRA CIMA, MENGO! 🔴⚫️ pic.twitter.com/ylr40ZbOiV
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) May 24, 2025