Flamengo atualiza situação de Alexey Borges e anuncia a chegada de Ramiro Santiago
Por Paulo Neto - emBoletim médico – Alexey Borges
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o armador Alexey Borges, ao retornar do período de compromissos com a Seleção Brasileira, durante a última janela FIBA no final de novembro, apresentava um quadro de edema ósseo no joelho. Foi realizado o tratamento conservador, baseado em repouso das atividades esportivas e fisioterapia, protocolo habitual para esse tipo de lesão. O atleta foi acompanhado ao longo das semanas seguintes, período no qual é esperada evolução clínica entre quatro e seis semanas.
Ao final desse prazo, Alexey foi reavaliado, porém não apresentou a evolução clínica desejada. Apesar de uma melhora parcial, o atleta seguiu relatando dor importante e demonstrou limitação para movimentos específicos do basquete, o que inviabilizou o retorno às atividades esportivas. Um novo exame de imagem foi realizado, confirmando que a evolução não foi suficiente para a liberação aos treinos.
Diante desse cenário, o departamento médico do Flamengo, em conjunto com especialistas em joelho, optou pela adoção de uma nova abordagem terapêutica, de caráter cirúrgico. O atleta será submetido a um procedimento artroscópico, com realização de subcondroplastia, técnica que consiste na aplicação de um material biológico no osso, com o objetivo de acelerar o processo de reparação óssea.
A decisão foi tomada em consenso com o atleta, priorizando a recuperação plena de sua saúde e buscando um retorno mais seguro e eficaz às atividades esportivas. Após o procedimento, a expectativa é de que o tempo de recuperação para o retorno às atividades específicas do basquete seja de seis a oito semanas, respeitando a evolução clínica do atleta.
O Flamengo seguirá acompanhando de perto todo o processo de recuperação de Alexey Borges e manterá novas atualizações quando necessário.
Ramiro Santiago reforça o FlaBasquete para a BCLA
Armador argentino de 26 anos vestirá o Manto de número 24

O Flamengo anuncia a contratação do armador Ramiro Santiago, de 26 anos, para a disputa da Basketball Champions League Americas (BCLA). O jogador argentino chega ao clube com contrato inicial de um mês, válido para a janela carioca da competição, nesta semana, e para a janela argentina, no início de fevereiro. Ao fim desse período, o Flamengo poderá estender o vínculo até o encerramento da BCLA, caso opte pela permanência do atleta.
Nascido em 16 de março de 1999, em Bahía Blanca, na Argentina, Ramiro Santiago tem 1,93 m, atua como armador e vestirá o Manto Sagrado de número 24. O reforço está inscrito exclusivamente para a disputa da Champions League Americas.
Conterrâneo do técnico Sergio Hernández, Ramiro foi revelado na sua cidade natal, com passagens por El Nacional e Villa Mitre. O atleta construiu parte de sua carreira nos Estados Unidos, onde se formou em Comércio Internacional pela Harding University, em 2023. No basquete profissional, o armador acumula passagens por Argentina, Brasil, Uruguai e, mais recentemente, pelo Adamant Ferrara, da Série B Nacional da Itália. No Brasil, Ramiro defendeu o Botafogo na temporada 2023/24 do NBB, registrando média de 8,2 pontos por jogo e se destacando especialmente pelo aproveitamento nas bolas de três pontos.
Em sua primeira mensagem à Nação Rubro-Negra, o novo reforço rubro-negro celebrou a oportunidade de vestir o Manto Sagrado:
“Chegar no Flamengo pra mim é uma oportunidade única. Sou muito grato a toda a diretoria do Flamengo e ao staff técnico que me deram essa oportunidade. Eu vou deixar tudo e mais um pouco pelo Manto e por esta Nação. Tenho certeza de que a gente vai ter muito sucesso juntos. Bora, Mengão”, finalizou.
Ramiro já se junta ao elenco rubro-negro no treino da tarde desta terça-feira (13).