Flamengo é derrotado pelo Obras por 85 a 75 no segundo jogo da janela argentina da BCLA
Apesar do revés, o Rubro-Negro está garantido nas quartas de final e vai enfrentar o Astro de Jalisco, do México
Por Rômulo Paranhos - em
Já classificado para a próxima fase da Champions League Americas (BCLA), o Flamengo foi superado pelo Obras por 85 a 75, na Argentina, nesta segunda-feira (9). Em duelo bem equilibrado, o time argentino se manteve à frente no placar durante boa parte da partida e aproveitou os minutos finais do último quarto para conquistar a vitória.
Agora, o Mais Querido vai enfrentar a equipe mexicana do Astros de Jalisco nas quartas de final da BCLA. O primeiro duelo da série melhor de três será disputado no Rio de Janeiro. Antes, o Rubro-Negro terá confrontos pelo NBB.
1º Quarto
O Flamengo começou a partida inaugurando o marcador com dois pontos de Wesley. A equipe do Obras respondeu em seguida e marcou seis pontos nos primeiros dois minutos. O duelo permaneceu equilibrado durante todo o quarto inicial, mas sempre com os argentinos na frente. Quando descia para a quadra de ataque, o Rubro-Negro cometia alguns erros e desperdiçava arremessos importantes. Aproveitando as falhas do time carioca, ss donos da casa fecharam a parcial vencendo por 16 a 11.
2º Quarto
Buscando a reação, Santiago infiltrou no garrafão e anotou mais dois pontos para o Fla no início do segundo quarto. Em seguida, Kayo Gonçalves e Shaq Johnson acertaram uma bola tripla cada para passar à frente no marcador pela primeira vez no jogo. Porém, o Obras voltou a ser eficiente nos arremessos de três e retomou a liderar do placar. O Flamengo teve chances para virar o jogo antes do intervalo, mas continuava pecando nos arremessos. Enquanto isso, o Obras aproveitava as oportunidades no ataque e foi para o intervalo na vantagem por 41 a 30.
3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, a partida continuou com o mesmo panorama: o Obras na frente e o Flamengo tentando se encontrar no jogo. Num momento de instabilidade da equipe argentina, o Mais Querido aproveitou para encostar no placar. A melhora do time rubro-negro se deve muito à marcação ter se encaixado, passando a reduzir os espaços e forçando os erros dos argentinos. Na reta final do período, o jogo ficou empatado com as equipes trocavam pontos. No finalzinho, os argentinos voltaram a ficar na frente. Com um arremesso de três de Gui Deodato, o Orgulho da Nação cortou a diferença para apenas um ponto: 57 a 56.
4º Quarto
No último quarto, o duelo permaneceu muito equilibrado e em aberto. Quase na metade do período, o Obras voltou a abrir vantagem no marcador. Shaq Johnson, num momento importante, converteu uma bola tripla para baixar a diferença e recolocar o Fla na disputa. Em seguida, foi a vez de Negrete acertar do perímetro e deixar os minutos finais eletrizante. Porém, a equipe argentina voltou a ser mais eficiente no ataque e garantiu a vitória por 85 a 75.
Próximo desafio
O Flamengo volta à quadra na próxima sexta-feira (13) para enfrentar o São José, às 20h, no Maracanãzinho, pelo NBB.
Quinteto inicial
Baralle, Shaq Johnson, Negrete, Cummings e Wesley.
Técnico: Sergio Hermández.