Notícias

Flamengo lança campanha comemorativa em homenagem ao centenário do basquete

Com patch especial aplicado na camisa, "100 anos do Basquete Rubro-Negro" terá documentário, posts especiais e muitas novidades

Por - em
A história vitoriosa do FlaBasquete atinge a marca centenária em 2019 e, para comemorar, o Clube de Regatas do Flamengo lança oficialmente a campanha “100 anos do Basquete Rubro-Negro”. A primeira ação é a apresentação do patch comemorativo, que estará aplicado na camisa durante toda a temporada, começando pela partida contra o Niterói, às 18h30 deste sábado (31), válida pelo Campeonato Carioca.

Ao longo do ano, outras ações, relembrando grandes momentos, serão realizadas. Um documentário com 10 episódios está sendo filmado e será exibido pela FlaTV, o perfil do Time Flamengo nas redes sociais vai recordar conquistas, histórias de torcedores e personagens memoráveis uma vez por semana, dentre outras novidades.

Maior clube poliesportivo do Brasil, o Flamengo tem em suas raízes a força do basquete, com enorme tradição vencedora, que rendeu o apelido de “Orgulho da Nação” à modalidade. O Rubro-Negro conquistou o primeiro título justamente em 1919, ao ganhar o Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1933, ano que o Campeonato Carioca começou a ser disputado, o Mais Querido também faturou o troféu. Atualmente, é o maior campeão da competição (44 conquistas). Em outro momento, quatro campeonatos nacionais foram vencidos (1934, 1949, 1951 e 1953). Nas outras décadas, o clube seguiu triunfando.

A nova era da modalidade trouxe o hexacampeonato do NBB, Copa Super 8, Liga Sul-Americana, Liga das Américas e Mundial, além dos amistosos contra equipes da NBA. Foram tantos feitos que o time também ganhou a alcunha de “campeão de tudo. 

Em épocas diferentes, grandes jogadores e treinadores vestiram o Manto Sagrado. Nomes como Kanela, Algodão, Alfredo Motta, Waldir Boccardo, Tocantins, Pedrinho, Carioquinha, Oscar Schmidt fazem parte de um passado memorável. Já recentemente, Marcelinho, Laprovittola, Meyinsse e José Neto são figuras consagradas. Presentes no atual elenco, Marquinhos e Olivinha seguem construindo um legado inesquecível.

A hasthag utilizada em toda campanha será #FlaBasquete100.