Notícias

Heptacampeão! FlaBasquete vence final do NBB contra o São Paulo e levanta a taça no Maracanãzinho

Orgulho da Nação fecha temporada com série invicta de 34 jogos e quádrupla coroa, contando com Carioca, Super 8 e Champions League

Por - em


O FlaBasquete fez história mais uma vez. Na noite desta quinta-feira (27), a equipe rubro-negra fechou a série final melhor de cinco do NBB contra o São Paulo em 3 a 0, com uma vitória por 93 a 85, e faturou seu sétimo título na competição.

O heptacampeonato soma-se ainda aos títulos do Carioca, do Super 8 e da Champions League. Assim, o Orgulho da Nação conquista a quádrupla coroa na temporada, com uma sequência de 34 jogos de invencibilidade. 

Curiosidades da decisão
A partida desta noite foi ainda mais especial para três craques do Mengão. Léo Demetrio, Chuzito e Lucas Martínez conquistaram seu primeiro troféu do NBB! Por outro lado, o Flamengo contou com quatro atletas que já viveram essa emoção vestindo o Manto Sagrado: Marquinhos e Olivinha, cinco vezes, Rafael Mineiro, duas vezes, e Jhonatan, uma vez. Isso sem contar com o técnico Gustavo De Conti, que também já venceu o torneio à frente da equipe, em 2019.

A pontaria afiada foi decisiva para o Mais Querido neste NBB. O Flamengo é dono do melhor ataque do campeonato e é líder em bolas de três.

O duelo contra o São Paulo marcou a temporada com grandes jogos. Além destas finais, o Mengão enfrentou os paulistas na semifinal da Champions League e na final do Super 8, sendo campeão nas duas oportunidades.

A série final
O Flamengo venceu por 3 a 0, mas a decisão foi muito disputada. Nos dois primeiros jogos, o placar foi definido nos últimos segundos das partidas: uma terminou 96 a 93 e outra 82 a 81, com muita emoção até o estouro do cronômetro.

Na partida de hoje, que fechou a série com o placar de 93 a 85 também teve 40 minutos muito disputados, mas segundo finais um tanto mais tranquilos. O período chave foi o primeiro, em que o clube venceu com vantagem de seis pontos - os outros quartos terminaram quase empatados. 

Destaques da decisão
Os destaques na pontuação foram Olivinha (18), Marquinhos (17), Hettsheimeir (15) e Yago (13), que foi MVP. O líder em rebotes foi Lucas Martinez, com seis.

Próximos desafios
Ainda não há uma data definida para o início da temporada 2021/2022, mas é certo que o Rubro-Negro disputará todas as competições, além do Mundial, em fevereiro, para o qual se credenciou com a conquista da Champions League.

Os campeões
Yago, Lucas Martínez, Marquinhos, Hettsheimeir, Jhonatan, Chuzito, Ruan, Rafael Mineiro, Camargo, Rafael Rachel, Leo Demetrio, Franco Balbi. Técnico: Gustavo De Conti.