Notícias

Pra não restar dúvida: Flamengo amassa Franca e segue invicto no NBB

Em mais uma atuação de gala, Flamengo chega a abrir 36 pontos de frente e alcança nova vitória consecutiva na competição nacional

Por - em
Marcos Limonti / SFB
O Flamengo venceu o Franca por 86 a 72, na noite desta quarta-feira (12), no Pedrocão, pela nona rodada do Novo Basquete Brasil (NBB). Resultado final que não faz jus a atuação de gala do Orgulho da Nação, que vencia por 36 pontos de diferença no começo do último quarto, mas tirou o pé do acelerador nos minutos finais. O estrago já estava feito: nona vitória consecutiva na competição e liderança invicta para chamar de sua. 

Comandado por Alexey Borges, o Flamengo teve um começo de partida absolutamente dominante. Enquanto o armador rubro-negro tirava soluções do chapéu no ataque, a defesa rubro-negra forçava erros da equipe Francana e o time jogava em transição. O placar apontava incríveis 32 a 6 ao final da primeira parcial. O Flamengo continuou no total controle das ações ao longo do jogo. Com um terceiro quarto muito forte, a vantagem subiu para 76 a 40. Nos minutos finais, ritmo mais leve e olho no Paulistano, adversário do próximo sábado (15), em busca da décima vitória consecutiva nesta edição do NBB.

Destaques:
Alexey - 16 pontos e 10 assistências
Dee Bost - 14 pontos 
Wesley - 11 pontos 
Cummings - 9 pontos 
Manel - 8 pontos 

O Jogo
 
1º Quarto
O Flamengo começou a partida de forma avassaladora. Após os dois primeiros pontos de Franca com Cristiano Felício, o Mais Querido respondeu de imediato com uma bola de três de Markeith Cummings, dando início a uma sequência dominante. Gui Deodato, em transição, ampliou, e Alexey, em grande fase, comandou o ritmo rubro-negro, distribuindo assistências espetaculares, duas delas para Wesley completar com tranquilidade. Forçando erros e jogando em transição, o Rubro-Negro abriu 15 a 2, forçando Helinho Garcia a parar o jogo. O domínio seguiu absoluto: Negrete converteu de fora, Cummings voltou a pontuar e Dee Bost também deixou sua marca com uma bola tripla. No embalo do começo de jogo impecável, o Flamengo fechou o primeiro quarto com uma vantagem impressionante: 32 a 6.

2° Quarto
A segunda parcial começou com um panorama mais equilibrado. Franca passou a encontrar espaços no ataque, mas o Flamengo manteve o controle da partida com boas ações ofensivas. Manel e Markeith Cummings pontuaram no começo do quarto, e Wesley levantou o banco rubro-negro com uma bela enterrada. Com Dee Bost convertendo mais dois pontos, o placar chegou a 42 a 15. Os donos da casa viveram então seu melhor momento no jogo, diminuindo a diferença para 42 a 19, o que levou Sergio Hernandez a pedir tempo. Na volta, Wesley respondeu com uma bola tripla que esfriou a reação francana. Nos minutos finais do primeiro tempo, Alexey e Shaq ainda deixaram suas marcas, mantendo o ritmo do Mais Querido. O Flamengo foi para o intervalo com vantagem impressionante para um jogo dessa importância: 49 a 25, coroando uma atuação quase perfeita até então.

3° Quarto
O Flamengo manteve o domínio absoluto na volta do intervalo, com Alexey comandando as ações ofensivas em uma atuação que caminhava para se tornar histórica. O armador distribuía passes impressionantes, como o que encontrou Wesley livre para ampliar o marcador. O pivô chegou aos dois dígitos em pontuação e seguiu sendo um dos destaques da partida. Lucas Doria converteu lance livre após falta antidesportiva, e a posse seguiu com o Rubro-Negro, que não diminuiu o ritmo. Alexey achou Gui Deodato na zona morta para mais uma bola de três, e, logo depois, o próprio Alexey converteu de fora, levando o placar a 58 a 29. O camisa 47 ainda mostrou precisão de média distância, obrigando Franca a pedir tempo técnico com o Flamengo vencendo por 62 a 29. Nos minutos seguintes, o jogo ficou mais truncado e com muitas faltas, mas o Mais Querido manteve o controle total da partida e administrou bem a ampla vantagem. O quarto terminou com o Flamengo à frente por 71 a 38.

4° quarto
No começo do último período, Manel deu bela enterrada que levou o placar a 76 a 40, consolidando uma vantagem impressionante de 36 pontos para o Flamengo. Com o resultado praticamente encaminhado, o Mais Querido reduziu o ritmo e passou a administrar a partida, enquanto Franca aproveitou para diminuir a diferença nos minutos finais. Mesmo assim, a vitória rubro-negra jamais esteve em risco. Em uma atuação coletiva impecável, o Flamengo controlou o confronto do início ao fim e confirmou mais um grande resultado nesta edição do NBB: 86 a 72, mantendo a liderança invicta do campeonato.


Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra no próximo sábado (15), para enfrentar o Paulistano, às 17h, em São Paulo, pela décima rodada do NBB. 

Quinteto inicial
Alexey, Gui Deodato, Shaq Johnson, Markeith Cummings e Wesley Castro.
Técnico: Sergio Hernández.