Notícias

Relembre os títulos cariocas de basquete do Mengão

Dono do Rio desde 2005, Flamengo é pentacampeão consecutivo. Recorde os momentos marcantes deste cinco anos

Por - em

O Flamengo não é o Rei do Rio apenas no futebol. No basquete, o Rubro-Negro é dono da hegemonia há muito tempo. Maior vencedor da história do Campeonato Carioca, o time da Gávea conquistou na noite de quarta-feira seu 35º título estadual de basquete, o quinto de maneira consecutiva. Desde 2005, ninguém tira o posto de melhor time de basquete do Rio de Janeiro do Flamengo.

\

E desde aquele ano, o comando do Mengão é de Paulo Sampaio, o Chupeta. Único legítimo pentacampeão, e ainda comandante de dois títulos nacionais e um sul-americano, o treinador pôs seu nome nas páginas da história do Clube de Regatas do Flamengo. Em conversa com a equipe do site oficial do Flamengo, o comandante lembrou um pouco de cada uma das cinco conquistas estaduais que fizeram este pentacampeonato.

\

2005 – Em 2005, o Flamengo superou todas as expectativas e deu início a esta geração vitoriosa que hoje todos conhecem. Apesar de não haver nenhum remanescente daquele grupo, foi aquela conquista que impulsionou o time da Gávea para o topo do basquete nacional e sul-americano. Os rubro-negros superaram o favorito Telemar, que tinha diversos jogadores de seleção, com uma equipe de atletas quase aposentados, em um ginásio lotado no Club Municipal. Para o técnico Paulo Chupeta, aquele foi o momento que mais marcou sua carreira.

\

"Esse título foi um marco na minha carreira. Foi uma campanha muito difícil, tínhamos um time de jogadores muito experientes, alguns quase se aposentando, como o Leo, o Gema, que foi fundamental, o Mingão, o Guto... E enfrentamos na decisão o Telemar, que tinha um timaço, com o Varejão, Dedé, e jogadores de nível de Seleção Brasileira. No primeiro jogo da final, perdemos por 25 pontos de diferença, mas conversei bastante com o grupo, que se uniu e acabou conseguindo vencer a segunda partida. Ali, então, todos perceberam que poderiam ser campeões e conseguiram. Foi uma conquista inesquecível", recordou o treinador rubro-negro.

\

1ºJogo: Flamengo 82 x 107 Telemar
2ºJogo: Telemar 78 x 80 Flamengo
3ºJogo: Telemar 90 x 93 Flamengo

\

2006 – No ano seguinte, o Flamengo já não teve tantas dificuldades para conquistar o título. Depois da inesperada conquista de 2005, a diretoria investiu mais no basquete e reforçou a equipe com nomes importantes. Entre eles, Fred e Coloneze, que seguem no grupo até hoje. O adversário daquela final foi o Rio/Pan 2007, já que o Telemar acabou extinto ao final da temporada anterior. O time da Gávea foi superior durante todo o campeonato e confirmou o favoritismo na decisão, sendo campeão invicto.

\

"Em 2006, já começamos a formar a base do grupo atual, com o Fred e o Coloneze, e também tínhamos outros jogadores de qualidade, como o Olivinha, por exemplo. Vencemos o Rio Pan na final, que também era um time bom e tinha até ex-jogadores do Flamengo, como o Ricardinho. Lembro que fomos campeões invictos e fizemos também uma boa campanha no Nacional", lembrou Chupeta.

1ºJogo: Rio Pan 2007 74 x 93 Flamengo
2ºJogo: Flamengo 95 x 89 Rio Pan 2007

\

2007 – Um campeonato digno da tradição do basquete carioca. Fluminense e Vasco entraram em quadra com times fortes, graças a parcerias com o Minas e o Brasília, respectivamente, e o Flamengo se reforçou bastante para disputar o Estadual. Ali sim nascia mais de metade da base do elenco que viria a ser bicampeão nacional e campeão sul-americano nas duas temporadas seguintes. Marcelinho, Wagner, Duda, Hélio, Fernando Mineiro, Amiel e companhia chegaram neste ano e foram fundamentais na conquista do tri. Apesar das dificuldades, o Flamengo também foi superior em toda a competição. Teve apenas uma derrota, para o Vasco, na fase de classificação, mas nas finais, também contra o rival, se saiu melhor e fechou a série melhor de três em 2 a 0.

\

"Esse foi um campeonato muito bom. Apesar de Vasco e Fluminense não terem times próprios, tínhamos as parcerias, e isso valorizou muito a disputa. Eram duas equipes fortes e tivemos grandes jogos. Foi o primeiro título deste grupo que está aqui hoje e a decisão foi emocionante, como não poderia deixar de ser. O Hélio teve uma grande atuação no segundo jogo. Na época, ele ainda era reserva, o Fred se machucou, e ele saiu do banco para marcar 30 pontos e ser fundamental naquela conquista", disse Paulo Sampaio.

\

1ºJogo: Vasco da Gama 72 x 94 Flamengo
2ºJogo: Flamengo 75 x 73 Vasco da Gama

\

2008 – No ano passado, assim como neste ano, o Flamengo entrou na disputa como grande favorito ao título, por não ter nenhum adversário com grande investimento no basquete. Mesmo assim, Marcelinho e companhia respeitaram e jogaram de igual para igual com todas as equipes e, como já era de se esperar, foram campeões invictos sem muita dificuldade. O adversário da decisão foi o Cabo Frio, e o Flamengo repetiu a tradição de ser campeão no Club Municipal, fato que não havia acontecido no ano anterior, quando a finalíssima foi disputada no Maracanãzinho.

\

"Em 2008 foi um título mais tranqüilo. Mas todos os jogadores tinham ciência de que deveriam fazer seu melhor, independente do adversário, porque assim nós valorizamos a competição. E foi isso que foi feito. Conquistamos o título jogando nosso melhor basquete e respeitando todas as equipes", finalizou o treinador rubro-negro.

\

1ºJogo: Cabo Frio 70 x 114 Flamengo
2ºJogo: Flamengo 102 x 61 Cabo Frio