Notícias

Técnico do FlaBasquete, Gustavo De Conti assume a Seleção Brasileira masculina

Comandante do elenco rubro-negro irá acumular as duas funções assumindo o time nacional no ciclo olímpico de Paris-2024

Por - em
Multicampeão à frente do Flamengo, Gustavo De Conti é o novo técnico da Seleção Brasileira de Basquete masculina. Aos 41 anos, o treinador, que irá acumular as duas funções, assume o time nacional no ciclo olímpico de Paris-2024 em busca de uma vaga no maior evento esportivo do mundo, após a ausência do Brasil na Olimpíada de Tóquio.

"Estou muito feliz com a oportunidade. É um sonho, desde que me tornei treinador de basquete eu sonho em treinar a Seleção Brasileira e poder representar meu país. Quero agradecer muito ao Flamengo pela compreensão, pelo apoio e pela liberação para que eu possa exercer o cargo também na CBB, juntamente ao clube. Agradeço ao presidente Rodolfo Landim, ao vice-presidente de Esportes Olímpicos, Guilherme Kroll, e ao diretor da Pasta, Marcelo Vido. Acho importante exaltar também o trabalho de toda a comissão técnica do Flamengo e agradecer aos meus companheiros, que são fundamentais para que eu exerça minha função no dia a dia. E, claro, minha família, que sempre me apoiou e sonhou junto comigo com esse momento”, declarou De Conti. 

“Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo”, completou.

O Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Mais Querido, Guilherme Kroll, falou sobre o fortalecimento da modalidade através da parceria entre o clube e a Confederação Brasileira de Basquete.

“Temos total confiança na CBB e, mais importante, vemos a necessidade da Seleção Brasileira retomar seu caminho de vitórias. A modalidade é o carro-chefe dos esportes olímpicos rubro-negros e conta com nosso maior investimento atualmente, então entendemos que é de extrema importância ajudar a fortalecer também a seleção, para onde o Flamengo sempre forneceu atletas. Entendemos que o caminho natural para que isso aconteça é o clube estar alinhado com a Seleção Brasileira, como parceiro, trabalhando em conjunto com a CBB com o objetivo de ver o basquete nacional cada vez mais forte”, disse o dirigente.

Indo para sua quarta temporada como comandante do elenco rubro-negro, Gustavo De Conti conquistou dois NBBs, uma Champions League, duas copas Super 8 e três Campeonatos Cariocas à frente do Orgulho da Nação. Não à toa, foi eleito o melhor técnico do país neste ano - quarta conquista individual de sua carreira, depois do reconhecimento como melhor treinador do Brasil em 2014, 2017 e 2018.

O primeiro compromisso de Gustavinho com a Seleção Brasileira será em novembro, na abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. O Brasil terá pela frente dois jogos contra o Chile, nos dias 25 e 28 de novembro, com horários e locais ainda a serem definidos. A competição irá classificar sete seleções do continente para a Copa do Mundo.

Depois, na própria Copa do Mundo, as duas seleções das Américas de melhor campanha avançam direto para Paris 2024. As demais melhores ranqueadas jogam o Pré-Olímpico.

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, MOSS, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).