Notícias

CUIDAR apresenta nova posição de Cientista do Esporte para tratar de análise de dados

Por - em


O CUIDAR apresentou a mais nova posição do núcleo de excelência: a de Cientista do Esporte. O Centro Unificado de Desenvolvimento e Identificação do Atleta de Rendimento abrange as nove modalidades olímpicas do clube, com mais de 815 atletas envolvidos. O projeto tem mais de cinco anos de existência e atua para reforçar o trabalho dos profissionais das diferentes comissões técnicas do clube.

À frente da pasta, Izabel Miranda, gerente das Ciências de Esporte do clube, comentou sobre a importância da nova prática.

“Aqui a gente tem uma equipe multidisciplinar para cuidar do atleta em todos os aspectos. Ao longo desse tempo, nós criamos alguns conceitos. Um deles é o que nós vamos apresentar agora: o cientista do esporte. Esse profissional vai trabalhar com análise de dados para que seja proporcionado o melhor subsídio para as decisões dos treinadores”.

Carlos Assis, preparador físico do clube, assumirá a coordenação científica do CUIDAR, que contará com mais três profissionais.

“Os preparados físicos desenvolvem um trabalho diário junto às modalidades, conduzindo os treinamentos físicos e a parte da ciência de dados, que envolve a geração de relatórios, resultado de avaliações, dashboards para todas as áreas, pesquisas de nutrição e psicologia e a integração de tudo isso”.

Paula Magalhães, Cientista do Esporte, já trabalhava no clube como estagiária em análise de dados e agora ocupa o novo cargo.

“A gente analisa todos os dados que vem dos atletas. São avaliações físicas, fisioterapia, demandas da nutrição, psicologia e medicina. A intenção é transformar os números em informação para as comissões técnicas e profissionais multidisciplinares. A ideia é levar essas informações mastigadas para que as decisões sejam tomadas com base nesses fatores”.