Notícias

CUIDAR realiza avaliações físicas nos atletas das modalidades olímpicas do Flamengo

Nesta edição, estudantes de educação física são voluntários nas realizações dos testes

Por - em
O CUIDAR realizou a segunda etapa de avaliações físicas dos atletas das modalidades olímpicas do Flamengo. Nesta edição, os profissionais do Mais Querido receberam a ajuda de estudantes de educação física no processo de testes físicos com os atletas rubro-negros. O objetivo é proporcionar aos voluntários uma experiência muito rica de aprendizado e vivência prática, ao mesmo tempo que, para o Rubro-Negro, é interessante para recrutar possíveis candidatos à estágio na área de preparação física.
 
Luiz Antônio Moreira, coordenador científico do CUIDAR, respondeu a uma série de questionamentos sobre as avaliações físicas realizadas nos atletas de cada modalidade olímpica do clube.
 
Quais testes são realizados?
A avaliação realizada no meio do ano consiste basicamente em testes de medida da massa corporal dos atletas, dobras cutâneas para calcular o percentual de gordura e impulsão vertical. Esses são os testes praticados para a maioria das modalidades. Para o remo e canoagem, é aplicada uma bateria de testes um pouco mais extensa, e isso é sincronizado com a comissão técnica da modalidade para saber se há necessidade de algumas informações a mais.
 
Quantas vezes ao ano acontecem essas avaliações?
Ocorre três vezes ao ano, no começo, meio e final de temporada. O objetivo é, ao longo de todo esse período, acompanhar individualmente o perfil de cada atleta, avaliando a composição corporal e o desempenho físico para verificar se houve evolução. Na avaliação, acontece a coleta de dados. Após a avaliação, é elaborado pela estatística do CUIDAR uma apresentação dos resultados de cada atleta e da equipe como um todo. Assim, é possível comparar a evolução do atleta com ele mesmo e em equipe, ao longo da temporada.
 
A apresentação dos resultados é elaborada através de gráficos e tabelas, e encaminhada para o preparador físico de cada modalidade, que recebe os resultados e elabora um laudo. Frente às tabelas e gráficos, o preparador analisa cada nome para fazer as considerações desses laudos sobre a equipe como um todo e de cada atleta individualmente. Após esse processo, é elaborada uma proposta de intervenção ou plano de ação, que poderá envolver a preparação física e outras áreas da ciência do esporte.
 
Como está sendo a participação dos voluntários?
A participação dos voluntários está sendo decisiva na rapidez da execução das avaliações e, consequentemente, de todo o processo de apresentação dos resultados para os preparadores físicos e depois, a apresentação dos laudos feitos pelos preparadores para os técnicos de cada modalidade. É uma cadeia, onde a participação dos voluntários acelera demais todo o processo, seja fazendo planilhas ou anotando os dados, o que nos dá a agilidade que o preparador físico precisa.
 
Como esses voluntários ficaram sabendo dessa oportunidade?
Esse recrutamento foi realizado por um contato interno através de um grupo de WhatsApp que se difundiu. 
 
Para as próximas avaliações, você tem a intenção de divulgar?
Essa experiência foi muito positiva e, portanto, temos intenção de manter. Faremos uma avaliação do número de voluntários necessários nas próximas edições e divulgaremos de acordo com o necessário.