Notícias

CUIDAR realiza palestra com Bernardinho para mais de 600 pessoas

Evento no Salão Nobre reuniu atletas e profissionais do clube nesta segunda-feira (13)

Por - em
O CUIDAR realizou nesta segunda-feira (13) a palestra “Em Busca da Excelência” ministrada pelo ex-treinador da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho. No Salão Nobre, na sede da Gávea, o evento reuniu mais de 600 pessoas entre atletas e profissionais do clube. O Presidente, Eduardo Bandeira de Mello; o Vice-Presidente de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa; o Diretor da pasta, Marcelo Vido, estiveram na plateia.

Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Bernardinho foi técnico da equipe nacional masculina de voleibol entre 2001 e 2017, conquistando dois ouros olímpicos (em 2004 e em 2016), três Campeonatos Mundiais, duas Copas do Mundo, oito Ligas Mundiais e três Copas dos Campeões. À frente da equipe do Rio de Janeiro, o treinador também venceu nada menos do que onze edições da Superliga, maior competição da modalidade no país. Fora das quadras, ele escreveu dois livros, ministra palestras por todo Brasil e, recentemente, se tornou professor da PUC-Rio.

O evento da Escola de Atletas e Profissionais contou com rubro-negros de todas as modalidades e categorias, desde a base ao profissional. Acostumado a lidar com atletas, Bernardinho comentou a oportunidade de conversar com esportistas de diversas idades. 

“Você faz uma coisa que é mais genérica, não dá para entrar muito no específico, porque você fala com uma garotada bem jovem e com campeões mais consagrados, então tem que fazer uma coisa que possa, de uma certa forma, atingir um pouco a todos”, comentou. 

“O meu medo era esse, que alguma mensagem os pequenininhos não entendessem, e que algo para os mais novos se tornasse desinteressante para os mais velhos. Eu quis passar um pouco da mensagem para todo mundo. Foi uma experiência super bacana, eu vejo pelo entusiasmo da turma, cada um certamente vai levar alguma coisa. São diferentes, mas todo mundo leva algo, isso que eu espero”.

Com uma carreira extensa e extremamente campeã no vôlei, Bernardinho se tornou um ícone que ultrapassa as barreiras do esporte, sendo admirado por personalidades de diversas modalidades além do voleibol.

“Sempre tem diferença, mas a essência é a mesma. Quando a gente fala de disciplina, de preparação, quando fala de time, tudo funciona. O que difere são especificidades técnicas, diferenças físicas, valências diferentes, mas a essência e os valores são os mesmos, e a minha ideia era falar, não especificamente de alguma coisa, mas de um todo, daquilo que é comum a todos”, finalizou o ex-treinador. 

Levantadora da equipe do FlaVôlei, Rafaela Lima comemorou a oportunidade de participar do evento e ouvir de uma das lendas da modalidade.

“Acho que a palestra foi muito boa para qualquer pessoa que assistiu, mas para a gente foi mais especial ainda por ouvir o melhor técnico de vôlei do mundo falar sobre as suas experiências. Estamos no início da temporada para conseguir o acesso à Superliga A. Nós sabemos que iremos passar por momentos de dificuldade ao longo da caminhada, o que é normal na vida de qualquer atleta, mas melhor do que escutar sobre as vitórias dele, foi escutar sobre os momentos de dificuldade e superação que ele passou, só quem está lá dentro e vivendo aquilo sabe como é”, comentou a camisa 3. “Entender que as pequenas atitudes que a gente toma no nosso dia a dia fazem muita diferença lá na frente é fundamental para chegarmos onde queremos e acho que ele passou muito bem essa mensagem na palestra, deu um gás a mais pra seguirmos firmes em frente”.