Notícias

CUIDAR realiza palestra sobre recuperação de atletas após treinos e jogos

Evento foi realizado nesta quarta-feira (7) no auditório Rogério Steinberg, na Gávea

Por - em
Em mais um evento educativo e de prevenção, o CUIDAR promoveu uma palestra sobre a Recuperação de Atletas após Treinos e Jogos. O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira (7) no auditório Rogério Steinberg, na Gávea, e contou com a presença de atletas, preparadores físicos e treinadores de diversas modalidades dos esportes olímpicos do Flamengo. 

Em parceria com a SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia e da Atividade Física), o CUIDAR convidou a coordenadora científica do Rubro-Negro, Carolina Wilke, para falar sobre o tema que é de suma importância para atletas e comissões técnicas.

“A recuperação de atletas após treinos e jogos é um dos pilares mais importantes que norteia as ações do CUIDAR, por trabalhar visando à preservação da saúde integral dos atletas. Então, hoje em dia, além do estímulo aplicado no atleta é fundamental um bom acompanhamento na sua recuperação. A Carolina vem trazendo, por meio do seu trabalho de doutorado, esse tema”, disse Izabel Miranda, gerente de Ciências do Esporte do Mais Querido, que continuou.

“A gente só consegue acompanhar melhor a recuperação de um atleta quando trabalhamos de uma forma multidisciplinar, uma vez que são vários fatores que influenciam o desempenho e a recuperação, como o sono, a alimentação, a individualidade do atleta e o estímulo que lhe é aplicado, por exemplo. Na última temporada do basquete, os níveis de lesão foram baixíssimos no time adulto, porque monitoramos esses atletas com uma equipe conjunta que avaliava a melhor maneira de recuperação deles após treinos e jogos, uma vez que eram submetidos a vários estímulos durante o período. Agora, pretendemos fazer isso com a equipe feminina de voleibol na Superliga, e é assim que vamos trabalhar no remo e ampliar para as nove modalidades olímpicas do clube”, finalizou Izabel.

Roberta Perillier, técnica do nado artístico rubro-negro que estava presente no evento, também comentou sobre a relevância do assunto abordado na palestra.

“A palestra foi muito boa, é um tema que nunca sai de moda, pois a preparação física do atleta está totalmente atrelada à recuperação do próprio. É um grande desafio fazer com que o atleta possa crescer fisicamente e volte a ter um bom desempenho no dia seguinte após os treinos e competições. Esse zelo que o CUIDAR está tendo com os profissionais é fundamental, nos mantém sempre ativos na parte de estudos e bem informados, além de propiciar uma melhor formação e agregar valor”, observou Beta.

Para ver todas as fotos do evento clique aqui