Notícias

Dr. Claudio Cardone assume o cargo de Coordenador Médico do CUIDAR

No Mais Querido desde 2011, Cardone acumula a função nos Esportes Olímpicos

Por - em
Após a contratação da Coordenadora Científica Carolina Franco, e do psicólogo Paulo Gasparini, o CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento) anunciou que o Dr. Claudio Cardone assume o cargo de Coordenador Médico a partir de julho. Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cardone chegou ao Mais Querido há sete anos.

“Estou no clube desde a temporada 2011/12, contratado inicialmente para acompanhar a equipe adulta de basquete masculino, onde permaneci durante esses anos de uma campanha muito vitoriosa. Nesta temporada, recebi o convite da Gerência do CUIDAR através da Izabel Miranda, para assumir a Coordenação Médica dos Esportes Olímpicos, o que me deixou muito feliz e honrado com o desafio”, declarou Cardone. 

O profissional tem no currículo passagens pela Confederação Brasileira de Futebol, como Membro da Comissão de Controle de Dopagem, e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, como Diretor Médico. No Rubro-Negro, ele passa a acumular a função de Coordenador.

“Sempre fez parte do meu trabalho como médico do esporte o atendimento aos esportes olímpicos. Esta nova função me permitirá desenvolver um trabalho que acredito muito, onde a prioridade será a integração da área médica com os profissionais da área técnica dos diversos esportes, permitindo uma atuação mais preventiva do que propriamente curativa diante dos atletas”, afirmou.

“Continuarei atuando com o basquete, mas agora acumulando as funções de coordenação e atendimento aos outros esportes, junto com os demais profissionais médicos da equipe do CUIDAR. Acredito estar preparado e motivado para este novo e grande desafio na minha carreira, especialmente por se tratar de um clube que vem desenvolvendo um trabalho muito grande nesta área de atenção à saúde e a performance do atleta”, finalizou Dr. Cardone.

Gerente de Ciências do Esporte do Flamengo, Izabel Miranda foi a idealizadora do CUIDAR e é o rosto por trás de todos os departamentos do núcleo. Veio dela o convite para o profissional.

“Ter um Coordenador Médico com o nível de conhecimento e experiência do Dr. Cardone agrega valor ao trabalho multidisciplinar, nas trocas interdisciplinares para melhora do desempenho esportivo e no processo de prevenção, que é nosso objetivo na área da Saúde”, comentou Izabel.
“Esperamos que com as Coordenações de Medicina, Desempenho, Fisioterapia e de Educação e Inserção Socioprofissional possamos melhorar nossos processos internos para desenvolvimento integral de atletas para o alto rendimento”.

Inaugurado em outubro de 2016, o CUIDAR foi um marco nos esportes olímpicos do Flamengo pela oficialização de um programa voltado para o suporte na decisão dos treinadores. Agora, o núcleo conta com 35 profissionais qualificados trabalhando em prol do desenvolvimento integral dos atletas de rendimento.

O CUIDAR está divido em 4 áreas: Administrativa e Operacional; Desempenho, que conta com Preparação Física, Nutrição e Psicologia do Esporte; Apoio à Inserção Socioprofissional; e Saúde, dividida entre Fisioterapia Esportiva e Medicina Esportiva, sob a coordenação, a partir de agora, do Dr. Cláudio Cardone.