Notícias

Reunião Científica: Neuromodulação no Esporte

Em parceria com a SONAFE, Centro promove mais uma Atualização em Ciências do Esporte

Por - em

No último dia 25 de setembro, na sede social do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, em parceria com a SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva), o CUIDAR promoveu mais uma Reunião Científica, desta vez sob o tema “Neuromodulação no Esporte”. O evento contou com a palestra do Dr. Artur Padão Gosling, Mestre em Ciências/Clínica Médica pela UFRJ e Especialista em Fisioterapia Esportiva.

“O Flamengo, em parceria com a SONAFE através do CUIDAR, promove encontros científicos periódicos para tratar de temas pertinentes ao esporte. Desta vez nós trouxemos o Artur (Padão) para falar sobre Neuromodulação, que nada mais é do que uma capacidade do sistema nervoso de se modular, de se modificar, em decorrência de estímulos. Utilizamos um eletro estimulador que funciona através de eletrodos colocados na calota craniana do paciente a ser tratado, em regiões específicas do local a ser tratado. Ou seja, a gente trata a periferia estimulando o sistema nervoso central, o córtex cerebral”, explica Alexandre Montenegro, Coordenador de Fisioterapia do CUIDAR. Ele ainda completa:

“Existe um mapeamento, por exemplo, para tratar uma dor no joelho. A gente estimula diretamente a região pré-determinada do córtex cerebral relacionada a esse local. Já temos alguns resultados científicos comprovados em relação à dor e estamos pesquisando questões de melhora de trofismo muscular e melhora de performance esportiva. Mas o que a gente tem de evidência atualmente são resultados para tratamentos de dores, principalmente dores crônicas de pacientes que não conseguem evoluir com tratamento convencional. É uma terapia nova que já vem demonstrando algum resultado”, finaliza Alexandre.

Para ver a galeria de fotos do evento, clique aqui.

Clique aqui e saiba como foi a Reunião Científica sobre Recuperação de Atletas após Treinos e Jogos.