Notícias

De olho no pódio: Samantha Rezende

Por - em
O início de Samantha Rezende no polo aquático saiu do comum. Atleta de nado artístico, ela acabou ouvindo a dica de um salva-vidas do Flamengo e resolveu tentar algo diferente. Apesar do receio inicial, a menina decidiu tentar algo mais bruto, mas que descobriu ser sua grande paixão. Aos 21 anos, a atleta rubro-negra se dedica ao esporte e foca nos Jogos Pan-Americanos de Lima, que seriam o terceiro em sua carreira.

Apaixonada pelo Flamengo e fanática por futebol, Samantha se destaca por fazer muitos gols quando está na piscina. Fora dela, recebe o apoio da família e coleciona momentos especiais na carreira. Fã de Illana Pinheiro, ex-jogadora do Rubro-Negro e atual auxiliar do polo masculino, ela quer conquistar ainda mais defendendo as cores que sempre amou.

Na série 'De Olho no Pódio', o site oficial do Flamengo conta as histórias de alguns dos principais atletas do clube e do Brasil, passando pela vida pessoal, carreira e, claro, o Mais Querido. Conheça um pouco mais daqueles que fazem os esportes olímpicos rubro-negros e brasileiros mais fortes.

Início do polo aquático
Comecei a fazer polo por indicação de um salva-vidas do Flamengo. Eu fazia nado artístico, mas sou meio bruta e nem um pouco delicada. Ele falou sobre o esporte com a minha mãe, que me levava todos os dias para os treinos. Então ela conheceu o Antônio Canetti (técnico do feminino) e eles conversaram. Assim pude ter a honra de cair na água para treinar no mesmo dia. Antes disso eu falava que nunca faria polo aquático por ser muito bruto e eu tinha medo de me machucar. Depois que comecei, não quis mais parar.

Chegada ao Flamengo
Cheguei aqui através do meu irmão, que fazia basquete no clube. Eu e minha mãe vínhamos todos os dias com ele. Minha chegada foi aos 5 anos de idade.

Momento mais marcante
Meu momento mais marcante com o Manto Sagrado foi o primeiro campeonato. Tive vários que fazem parte da minha trajetória, mas esse foi especial. Cheguei muito nervosa achando que não iria dar certo, mas joguei muito bem, fui artilheira e a melhor jogadora do torneio.

Rotina diária
Atualmente me dedico apenas ao polo aquático. Corro de manhã, volto para casa, descanso e vou para a academia malhar. Depois tenho o treinamento diário. Além disso, ainda tem as fisioterapias, psicólogo, massoterapia, entre outros.

Maiores dificuldades de ser um atleta de alto rendimento
A maior dificuldade é que temos que abrir mão da vida social para treinar muitas vezes. Precisamos ficar fora de casa por um bom tempo, ir para outras cidades. Não temos férias, troco dias livres para poder treinar e melhorar.

Principais competições e preparação
Estou em São Paulo neste momento em treinamento para o Pan-Americano. Esse é um dos campeonatos mais importantes para mim, além dos playoffs da Liga Nacional, que jogarei com o Flamengo no fim do ano. Estamos com boa preparação, indo para a quarta semana de trabalhos. Fazemos dois períodos por dia, criando uma consciência maior de treinos. Minhas expectativas estão altas, pois temos uma chance de classificação para os Jogos Olímpicos através do Pan e estamos focadas nisso. Não vejo como uma pressão, mas sim um objetivo. Não será fácil, mas vamos fazer de tudo para chegarmos com muita competitividade.

Família
Tenho uma estrutura familiar muito boa. Moro com os meus pais e sempre vejo meus irmãos e minha sobrinha. Eles sempre me apoiaram em tudo.

Ídolos no esporte
Meu ídolo no esporte é a Illana Pinheiro. Para mim, ela é uma jogadora única, pois é muito talentosa e tem uma leitura de jogo absurda. Nunca vi uma canhota jogar tão bem quanto ela. Admiro muito mesmo e meu sonho é poder jogar como ela. Tenho uma sorte enorme por já termos dividido a piscina e conquistado vários títulos.

Hobbies e tempo livre
Amo ir à praia jogar altinha, sair para festas com os amigos. Nos dias de folga, gosto de ficar com a família, ver minha sobrinha e levá-la para passear. Além disso, também amo ir ao Maracanã torcer pelo Mengão.

Paixão pelo futebol
Sou apaixonada por futebol, sempre gostei de ir aos jogos. Tenho um amor obsessivo pelo Flamengo, é minha grande paixão.

Ficha técnica
Nome: Samantha Rezende Ferreira 
Idade: 21 anos
Altura: 1,69 cm
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Principais conquistas: Primeiro lugar no Sul-Americano da Argentina, conquistando a artilharia; segundo lugar no Pan Americano na Califórnia, terceiro lugar no Pan-Americano no Canadá e terceiro lugar na Copa UANA