Notícias

Atletas do Flamengo fecham participação histórica no Pan-Americano com 30 medalhas

Do futebol à canoagem, foram 10 medalhas de ouro, 12 de prata e oito de bronze

Por - em

Os Jogos Pan-Americanos chegaram ao fim e nossos atletas fizeram uma campanha histórica em Santiago, no Chile.

Com uma delegação de 40 atletas e três treinadores, os rubro-negros conquistaram 30 medalhas. Foram 10 de ouro, 12 prata e oito de bronze. Se fôssemos um país, estaríamos na nona posição no quadro de medalhas.

A ginástica artística foi o esporte que trouxe mais medalhas para a Nação, 12 no total. A campeã olímpica e mundial Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas, Jade Barbosa uma e Diogo Soares outras duas. Foi nossa Pequena Gigante Flavia Saraiva, quem ficou com o maior número de medalhas, foram cinco. Ela tornou-se, a brasileira a ganhar mais medalhas em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos na Ginástica Artística. Também se juntou à ex-colega Daniele Hypolito e a Larissa Oliveira, da natação, como as mulheres brasileiras mais premiadas da história, com 10 conquistas no Pan.

Na natação, um dos maiores nomes do esporte brasileiro na atualidade, Guilherme Caribé trouxe pra casa três ouros e uma prata. Murilo Sartori e Gabi Assis levaram outras três, somando sete medalhas no esporte.

O PoloFla levou três representantes para a equipe masculina e feminina da modalidade: Alexandre Mendes, Alípio Nardaci, Logan Wolverine, Samantha Rezende, Rebecca Moreira e Jeniffer Kathlen. Recheada de rubro-negros, os resultados da seleção não poderiam ser diferentes, pódio para as duas categorias. Os homens venceram o Canadá de maneira heroica na semifinal, com um gol no último lance, e levaram a prata na grande decisão. Já as meninas venceram a Argentina na disputa pelo terceiro lugar e ficaram com o bronze.

No remo, nossos estrangeiros brilharam. O uruguaio Felipe Kluver levou o ouro no Four skiff e a prata no Oito Com. Alejandra Alonso, do Paraguai, medalhou no Dois Sem feminino, com o bronze. É o Time Flamengo internacional!

O basquete foi para o Chile com cara de Time Flamengo. A comissão técnica, capitaneada por Gustavo De Conti, convocou cinco jogadores do Orgulho da Nação: Scott Machado, Didi, Gui Deodato, Gabriel Jaú e Maique. De quebra, a Seleção Argentina chamou Loku Cuello. Não deu outra, todos os nossos craques voltaram com medalha! O Brasil venceu o México na disputa pelo terceiro lugar e ficou com o bronze. Os hermanos venceram a Venezuela na grande final e faturaram o ouro. Tão de parabéns, time!

O judô rubro-negro também brilhou nos tatames de Santiago. A “Braba” Rafaela Silva fez um caminho perfeito para garantir o ouro na categoria até 57kg ao bater a argentina Candela Brisa Gomez na decisão. Era a medalha que faltava à judoca, campeã olímpica e bicampeã mundial. É a primeira judoca a somar conquistas nas três competições.

No nado artístico, o dueto rubro-negro formado por Gabriela Regly e Laura Miccuci levou o bronze e quebrou um jejum de 12 anos no esporte. A última vez que o nado subiu ao pódio foi no Pan de Guadalajara em 2011.

Bicampeão Pan-Americano, Isaquias Queiroz ficou com a prata no C1 1000. O canoísta de velocidade apesar de ser o favorito, terminou a prova em segundo lugar ao finalizar com um tempo de 3min54s05. O cubano José Ramon Córdova surpreendeu o brasileiro, abriu boa vantagem durante a disputa e ficou com a medalha de ouro, com um tempo de 3min48s69.Essa é a quinta medalha do atleta em Jogos Pan-Americanos.

O vôlei feminino foi representado pela líbero Laís, a oposta Sabrina e ponteira Helena. A jovem e renovada seleção brasileira fez uma linda campanha até a final quando foi superada pela forte República Dominicana, conquistando a prata. 

No futebol, Igor Jesus representou o Mais Querido com excelência. O Brasil venceu os anfitriões na grande final e ganhou a medalha de ouro na modalidade, o que não acontecia desde 1987, em Indianápolis. 

Os atletas do Mais Querido foram a Santiago e fizeram valer da máxima: o Flamengo é Seleção! Fica o agradecimento a todos nossos craques olímpicos que fizeram desse sonho, realidade.