Notícias

Manifesto dos Clubes formadores de esportes olímpicos

Por - em

Os Clubes filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes manifestam seu apoio ao CBC na condução do desenvolvimento do segmento clubístico no Brasil, especialmente no que concerne a formação de atletas olímpicos, a qual está destacado na Missão da entidade e no seu Propósito.

Com a responsabilidade de sermos os agentes pela formação de mais de 60% dos atletas olímpicos brasileiros não podemos concordar com afirmações de que o CBC pode estar, de alguma forma, preterindo o trabalho de formação dos nossos atletas. Este trabalho tem que ser compreendido durante todo o seu ciclo e o fato é que a decisão do CBC em fomentar as competições de base no Brasil, através dos CBI´s, gerou um ciclo extraordinário de competições e movimentação do esporte brasileiro. Também, com grande relevância, o aparelhamento dos Clubes e o investimento nos recursos humanos voltados à prática esportiva trouxeram um grande incentivo.

Ao abraçar o basquetebol brasileiro de maneira global o CBC qualifica seu investimento para atingir seu principal objetivo que é formar atletas olímpicos. Somente no basquetebol o CBC vai investir no Sub14, Sub16 e Sub19 no masculino e feminino, além do 3X3, em parceria com a CBB, e investirá no Sub22 e no NBB, em parceria com a Liga Nacional de Basquete, além do basquetebol feminino da Liga de Basquete Feminino, a LBF.

O auge da maturação de um atleta olímpico, no basquete, se dá entre 24 e 27 anos, comprovado cientificamente. Pelo menos 65% dos atletas inscritos no NBB estão abaixo dessa faixa etária. Além disso, é uma excelente maneira de "inspirar" para o esporte (tal qual destacado no "propósito" do CBC) é investir na maior competição de Clubes de basquetebol do país. O NBB é o "espelho" para os jovens. Assim, com as categorias apoiadas na Confederação, o Sub22 da LNB, o NBB e a LBF, o CBC termina por abraçar todos os clubes formadores e também todos os atletas com potencial olímpico que praticam a modalidade. O fato é que os investimentos no basquetebol aumentaram e todo o ecossistema ganha com isso.

Neste momento de grave crise para o mundo é hora de pensarmos na modalidade e vermos este momento como de celebração e agradecimento somente.


Assinam:

✓ Associação Bauru Basketball Team - SP

✓ Associação Cultural Beneficente Rio Claro - SP

✓ Associação de Basquete Cearense - CE

✓ Associação de Basquetebol Arte de Pato Branco - PR

✓ Associação Desportiva Mogi das Cruzes - SP

✓ Botafogo de Futebol e Regatas - RJ

✓ Brasília/BRB - DF

✓ Caxias do Sul Basquete - RS

✓ Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – UNIFACISA - PB

✓ Círculo Militar do Paraná - PR

✓ Club Athletico Paulistano - SP

✓ Clube de Regatas do Flamengo - RJ

✓ Club de Regatas Vasco da Gama - RJ

✓ Esporte Clube Pinheiros - SP

✓ Franca Basquete - SP

✓ Grêmio Náutico União - RS

✓ Minas Tênis Clube - MG

✓ Santa Mônica Clube de Campo - PR

✓ São José Desportivo - SP

✓ São Paulo Futebol Clube - SP

✓ Sociedade de Ginástica Porto Alegre – 1867 (SOGIPA) – RS

✓ Sociedade Thalia - PR

✓ Sport Club Corinthians Paulista - SP

✓ Tijuca Tênis Clube – RJ