Notícias

Clipp 28/junho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla renova com Léo Lima por 6 meses e faz proposta para manter Juan

Clube propõe compra de mais 25% dos direitos do lateral-esquerdo

Como a saída de Renato é considerada praticamente sacramentada pela diretoria e a permanência do goleiro Bruno é problemática, o Flamengo se arma para driblar a ameaça de perder outro jogador cobiçado: o lateral-esquerdo Juan, peça importante no esquema do técnico Ney Franco. Como detém 50% dos direitos sobre o jogador, o rubro-negro propôs a compra de mais 25% e a renovação de contrato por quatro ou cinco anos.

- Vamos investir no Juan. Estamos compondo para comprar mais 25% de seus direitos e renovando seu contrato por um período mais longo. É uma forma de mantê-lo, com vantagens para os dois lados. Não vejo nenhum lateral-artilheiro como ele. Não treme, é ousado e eficiente - disse o vice de futebol Kleber Leite.

E exatamente a ameaça de perder seus principais jogadores para o mercado do exterior acabou ajudando a definir a situação do meia Léo Lima. Em circunstâncias normais, sua permanência no Flamengo seria praticamente impossível. Mas, diante da ameaça de êxodo que ronda o clube, ele fica até dezembro.

- Estou perdendo um jogador de peso como o Renato. Não sei se outros vão sair. Não posso mandar o cara embora. Ele fica por mais seis meses. Mas não teve aumento - resume Kleber Leite.

Indicado pelo treinador Valdir Espinosa, o argentino Max Biancucchi chega ao Rio domingo para os exames médicos de segunda-feira. E por pouco ele não veio com um parceiro de Sportivo Luqueño, do Paraguai. Faltaram pequenos detalhes para que o clube não trouxesse também o paraguaio Jorge Daniel Nuñez.

- Além do Biancucchi, Espinosa nos indicou o Nuñez, que é um cabeça-de-área que fez oito gols no campeonato. Mas ele foi para o Vélez - revelou Kleber, que minimizou a falta de informações sobre Biancucchi. - Ney Franco conversou 40 minutos com o Espinosa sobre o jogador. Sabe tudo sobre o argentino.

Jornal dos Sports

Léo Lima em alta na Gávea

Apoiador, muito criticado pela torcida, é testado no time titular e pode renovar hoje com o Fla

Leo Schabbach e Thiago Bokel

O apoiador Léo Lima (sem colete) é uma das opções de Ney Franco no time titular. O técnico torce pela renovação de contrato do jogador

A situação de Léo Lima na Gávea começa a melhorar. Embora a torcida ainda esteja irritada com as suas últimas atuações e tenha muita desconfiança em relação a sua contratação, o técnico Ney Franco e a diretoria do Flamengo parecem estar satisfeitos com o seu desempenho. No coletivo de ontem, o treinador alterou mais uma vez a equipe titular e, ao adiantar o apoiador Renato para o ataque, no lugar do jovem Paulo Sérgio, pôs Léo Lima no meio-campo.

Além disso, o vice de futebol Kleber Leite garantiu que vai se reunir hoje com empresário do atleta, Carlos Leite, para renovar o seu contrato, que tem duração até sábado, até o final do ano.

"Já conversei com o procurador do jogador e disse a ele que iremos renovar o contrato amanhã (hoje)", revelou o dirigente.

Embora Kleber tenha confirmado a renovação, até ontem Léo Lima ainda não tinha certeza de que seu compromisso com o Flamengo seria prorrogado. Apesar disso, ele comemorou muito o fato de estar disputando uma vaga na equipe titular e mostrou estar ansioso para confirmar a sua continuidade no clube.

"Começar como titular é uma motivação, espero renovar logo para poder enfrentar o Atlético. Não chegou nada para mim ainda, mas sei que as conversas já foram iniciadas e estou muito ansioso, pois o meu contrato termina sábado e estou aguardando para saber qual será o desfecho da situação", disse.

Já o técnico Ney Franco, que há algum tempo já vinha pedindo a permanência do jogador, deixou claro que já sabia da renovação e que conta com o atleta para o restante do Campeonato Brasileiro.

"A situação do Léo Lima me parece que já foi resolvida. Pelo que me informaram, ele vai renovar. Acontecendo isso, ganho mais uma opção de qualidade para a partida contra o Atlético. Léo é um jogador de muito potencial e tenho certeza de que ainda vai nos ajudar muito", afirmou o treinador.

Com as alterações promovidas ontem, a equipe atuou no coletivo com Diego, Luizinho, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Léo Medeiros e Léo Lima; Renato e Leonardo.

Solução do ataque do Fla pode ser Renato

Renato (no alto à esquerda) se diz surpreso ao saber que vai atuar na frente para finalizar as jogadas

Na busca pelo equilíbrio ideal da equipe, o técnico Ney Franco procura alternativas diferentes para escalar o Flamengo para o jogo do dia 4 de julho, contra o Atlético-MG. Após o treino de ontem à tarde, no CT Ninho do Urubu, o treinador comentou a possibilidade de adiantar o capitão Renato para o ataque.

"Fiz um trabalho em período curto, onde pude ver também o posicionamento mais adiantado de Renato e acho que ganhei mais uma opção. Com ele na frente, o time fica mais veloz e quem sabe, com ele próximo do gol, tenha mais chances de finalizar, o que é um dos seus pontos fortes", disse o comandante rubro-negro.

Para o apoiador Renato, a mudança de posição pode até ser um problema, pois não joga no ataque desde o início da sua carreira, mas se for para a melhora do time, acatará a decisão do treinador.

"Quando Ney disse que eu jogaria mais adiantado fiquei até surpreso, pois não atuava nessa posição há muito tempo. Mas ele sabe o que está fazendo e eu vou dar o máximo para ajudar à equipe", afirmou o capitão.

Essa não é a primeira vez que Renato será deslocado de sua posição de origem. Desde que chegou ao Flamengo, ele já atuou como lateral-esquerdo, cabeça-de-área e apoiador. Agora, como atacante, o jogador comprova ser um dos mais versáteis do elenco rubro-negro.

Flamengo tem maratona de jogos fora de casa

O Flamengo começará a partir da partida contra o Atlético-MG uma maratona de jogos fora do Rio. Ao todo, somados com os três mandos de campo que o clube decidiu levar para outros estados, serão oito partidas longe da cidade. Mais a posição delicada do time na tabela, está em 17º, o técnico Ney Franco declarou ter o objetivo conquistar no mínimo 16 dos 24 pontos em disputa.

Podendo ter várias baixas, confirmando-se as saídas de Bruno, Renato e possivelmente de Renato Augusto, a situação do Flamengo passa a ser desesperadora. Por isso, todos no clube estão cientes de que o próximo mês será decisivo para definir o que o clube irá almejar no Brasileiro.

Soma-se a isto o fato de que o Rubro-Negro ficará mais um período inativo após os jogos contra Atlético-MG e São Paulo, — serão mais 12 dias sem jogar — por isso, Ney Franco começa a traçar metas para o time reagir.

"Já perdemos alguns pontos que farão falta mais tarde, agora teremos que recuperá-los fora de casa. Trabalho com metas curtas e nesses dois jogos o objetivo é o de conquistar 100% dos pontos disputados, pois, com o adiamento da partida contra o Fluminense, ficaremos mais um período sem jogar", explicou Ney Franco.

Depois de passar o início da semana priorizando os treinos físicos, o técnico afirmou que agora começará a fazer coletivos para escolher a tática ideal. Ele pretende ter o time escalado antes do jogo-treino com o Villa Nova, domingo, na Toca da Raposa.

Renato nega acerto com time árabe

Renato foi o artilheiro do Flamengo em 2005 e 2006

Após o treino desta quarta-feira, o apoiador Renato afirmou que a notícia de que estaria negociando uma transferência para o Al-Garrafa, dos Emirados Árabes, é pura especulação. Porém o jogador preferiu não se aprofundar no assunto.

“Eu tenho contrato com o Flamengo, não vou falar de outro clube. Sou muito grato a todos aqui na Gávea. Essas especulações não me atrapalham em nada. Sempre jogo muito tranqüilo”, disse.

O interesse dos árabes em Renato se deve a uma indicação do treinador do clube, o brasileiro Marcos Paquetá.O time ainda conta com o ex-flamenguista Rodrigo Mendes, autor do gol que deu o título carioca de 1999 ao Rubro-Negro.

O Dia

Fla: Renato não está preocupado com possível transferência para Arábia

Rio - Com contrato até dezembro, Renato está sendo alvo de vários clubes e nos últimos dias uma especulação de transferência do jogador para Arábia ganhou força do clube. Apesar dos rumores, o meia não quer pensar e nem está preocupado com qualquer negociação. Caso Renato seja vendido, o Flamengo deve receber R$ 3 milhões e 900 mil reais.

"Não estou preocupado. Se houver alguma coisa, eu quero que fique entre diretoria do Flamengo e o meu procurador. Sempre joguei tranqüilo e não deixo nada disso interferir no meu rendimento dentro de campo", disse Renato.

O lateral Leonardo Moura não participou do treino na manhã desta quarta. Com dores musculares, ele ficou na Gáve fazendo tratamento, mas não é dúvida para o próximo jogo do Flamengo, que acontece somente no dia 4 de julho.

Na segunda-feira, a diretoria rubro-negra apresenta o argentino Maxi Biancucci. Ele assina contrato de 4 anos e com possibilidade de renovação por mais dois anos.

Kléber Leite cuida da renovação de Léo Lima

Jogador deve enfrentar o Atlético Mineiro, no Mineirão

Rio - De acordo com informações da Rádio Globo, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, está neste momento reunido com os representantes do apoiador Léo Lima a fim de tratar da renovação do seu contrato. Nesta quarta-feira, o jogador treinou entre os titulares e deverá ser escalado de início contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.

Em relação à saída de Renato, no clube comenta-se que a negociação com o Al-Nasser, dos Emirados Árabes Unidos, está praticamente concretizada.

Ronaldo Angelim diz que o Pan não foi bom para o Flamengo

Rio - Sem contar com o Maracanã, por causa do Pan-Americano, o time do Flamengo teve que adiar suas partidas no Brasileirão, mudar mando de campo e transferir jogos para fora do Rio. Segundo o zagueiro Ronaldo Angelim, a competição não é boa para o time da Gávea.

"Esse Pan não foi bom para o Flamengo. Atrapalhou bastante. Todas equipes estão jogando e pontuando. Do outro lado, nós aprimoramos nossa parte física. Espero que o time tire proveito disso", revelou o zagueiro à Rádio Brasil.

Gazeta Esportiva

Renato evita comentar interesse árabe

Rio de Janeiro (RJ) - Um dos principais jogadores do elenco do Flamengo, o meia Renato está perto de acertar sua transferência para o futebol árabe. Até o final desta semana, um clube dos Emirados Árabes deve chegar ao Brasil para formalizar uma proposta pelo jogador. Na manhã desta quarta-feira, ao ser questionado sobre o assunto, Renato preferiu jogar a responsabilidade para seu empresário (Cláudio Guadagno) e os dirigentes rubro-negros.\ 'Não estou nem preocupado com isso. Se tem alguma coisa é entre o meu empresário e o Flamengo. Tenho contrato com o Flamengo, não vou falar de outro clube. Fiz isso uma vez e não foi bom, fica meio antiético. Sou muito grato a todos aqui na Gávea', disse Renato que, no ano passado, foi vaiado pela torcida pouco depois de informar que tinha uma proposta do Bordeaux.\

Enquanto não tem sua situação definida, Renato garante que sua performance não será atrapalhada nos próximos jogos do Flamengo no Campeonato Brasileiro. 'Essas especulações não me atrapalham em nada. Sempre jogo muito tranqüilo e no meu trabalho procuro esquecer dos meus problemas', comentou.

E o Flamengo vai precisar mesmo de um Renato tranquilo nos próximos jogos. Ocupando um lugar na zona de rebaixamento e, com o Maracanã interditado, o Rubro-Negro se prepara para uma sequência de partidas fora do Rio de Janeiro. 'Enfrentar esta maratona fora de casa e estar na zona de rebaixamento é muito ruim. Mas time que quer vencer não pode escolher local, horário e data de jogo. Tem é que entrar em campo e dar tudo para sair de campo com a vitória', afirmou Renato.

Quem ainda irá demorar para ser aproveitado pelo técnico Ney Franco é o meia Maximiliano Biancucchi. O argentino, anunciado como reforço na última terça-feira, só poderá ser inscrito pelo Rubro-Negro em agosto. O treinador confirmou ainda não ter visto o jogador em ação.

'Chegou informação deste atleta aqui no clube primeiramente através do Kléber Leite, por indicação do Espinosa. Ele chega por uma indicação e tomara que ele traga o retorno que a gente espera. Mas eu não conheço ele, vou conhecê-lo nos treinamentos', contou Ney.

Desde que chegou ao Flamengo no ano passado, Ney Franco comandou e enfrentou problemas com dois jogadores de outros países da América do Sul: o paraguaio César Ramirez e o uruguaio Horácio Peralta. Mesmo assim, o treinador garante que isto não influenciará em seu relacionamento com Biancucchi, primo de Messi, craque do Barcelona.

'Não é porque dois jogadores sul-americanos não deram certo, que fecharemos as portas para este mercado. Não posso ter preconceitos como treinador. Tenho que observá-lo nos treinamentos e ver a melhor oportunidade para utilizá-lo', afirmou o técnico.

Enquanto isso, o elenco do Flamengo aproveitou a manhã ensolarada desta quarta-feira para aprimorar o condicionamento físico na praia do Leblon. Os jogadores rubro-negros aprovam o esforço exigido pelo preparador Geraldo Fabian.

'Estamos aproveitando essa parada para melhorar a parte física de todo time. O treinamento desta manhã foi forte, bem puxado', comentou o zagueiro Ronaldo Angelim, que aposta na recuperação do Flamengo no Brasileiro. 'O Flamengo tem um time muito bom e tenho certeza que a equipe evoluirá muito', completou o defensor.

Quem não treinou com os companheiros na praia foi o lateral-direito Leonardo Moura, que ainda se recupera de um problema muscular. O jogador seguiu direto para a Gávea, onde realizou um trabalho à parte. O jogador, no entanto, não é dúvida para enfrentar o Atlético-MG, no dia 4 de julho, no Mineirão. Já os goleiros Bruno e Diego também foram preservados das atividades físicas na praia e fizeram treino específico na Gávea.

Na sexta-feira, o grupo rubro-negro viajará para Belo Horizonte, onde finalizará sua preparação para esta partida.

Léo Lima ganha chance em coletivo do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de ter a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro, é o sistema ofensivo do Flamengo que vem tirando o sono do técnico Ney Franco. Sem poder contar com o atacante Souza, suspenso, e ainda sem Obina, recuperando-se de uma grave lesão no joelho direito, o treinador não decidiu como escalar o setor para o jogo do dia 4 de julho, contra o Atlético-MG, no Mineirão.\ Nesta quarta-feira à tarde, Ney Franco comandou um coletivo no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Ao contrário do que vinha fazendo nos últimos dias, o treinador não escalou o jovem Paulo Sérgio entre os titulares. O jogador deu lugar ao meia Léo Lima. Com a mudança, Renato foi quem atuou adiantado ao lado do atacante Leonardo.\

No coletivo, Ney Franco também optou por escalar Luizinho na lateral direita, já que Leonardo Moura ficou na Gávea tratando de um problema muscular. Já o goleiro Bruno foi colocado entre os titulares, mesmo com sua situação indefinida, já que seu empréstimo se encerra no próximo sábado.

PeléNet

Fla vive indefinição sobre permanência de principais jogadores

A situação de alguns dos principais jogadores do Flamengo continua indefinida. O goleiro Bruno, cujo contrato se encerra no próximo dia 30, ainda não sabe sobre o seu futuro. Já o meia Renato teria despertado o interesse do futebol árabe e pode deixar a Gávea.

O arqueiro já manifestou o desejo de permanecer no clube carioca, mas ele está vinculado à empresa MSI e o fundo de investimentos deseja recuperar o valor gasto com atleta lucrando ao negociá-lo com algum clube no exterior.

Entretanto, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, afirmou que o empresário iraniano Kia Joorabchian, que integra a companhia, teria lhe assegurado que, caso o camisa 1 não receba propostas do exterior até a próxima sexta-feira, poderá retomar as negociações com o clube carioca.

Já Renato, que tem vínculo com a equipe rubro-negra até o final de 2007, pode se transferir para o Al-Garrafa, do Qatar. Porém, o atleta nega que tenha mantido contato com dirigentes daquele time e prefere voltar suas atenções para a seqüência de jogos que o clube terá pela frente no Campeonato Brasileiro.

Por outro lado, o técnico Ney Franco confirmou que o meio-campista Léo Lima deve permanecer no clube para o restante da disputa da competição: "Pelo que me foi passado, a questão do Léo Lima já foi definida e ele vai renovar".

O jogador fora contratado do Grêmio após ter problemas durante a pré-temporada do time gaúcho no início do ano e assinou um contrato de "teste" com o Flamengo até 30 de junho - sendo aprovado, ele teria o vínculo estendido.

Técnico faz testes na equipe do Flamengo e Renato vira atacante

Com 18 dias para treinar a equipe entre o último jogo no Campeonato Brasileiro - empate por 2 a 2 contra o Internacional-RS, no Maracanã, dia 16 de junho - e o seguinte, contra o Atlético-MG - dia 4 de julho, no Mineirão, o técnico Ney Franco experimenta mudanças na equipe titular.

O treinador, que já havia barrado os meio-campistas Paulinho e Claiton, substituindo-os por Jailton e Toró, no treinamento desta quarta-feira, no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu testou o meia Renato formando dupla de ataque com Leonardo, enquanto Léo Lima ganhou vaga no meio de campo.

Os testes, contudo, estão sujeitos a concretização ou não das negociações em que alguns atletas do elenco rubro-negro estão envolvidos. Renato interessaria a um clube do futebol árabe; Léo Lima ainda não renovou seu contrato; e o goleiro Bruno não deve ter seu vínculo refeito, ao menos momentaneamente.

A relação destes dois últimos com o Flamengo se encerra no fim do mês de junho e eles somente terão condições de atuar no próximo compromisso do time se a sua situação for regularizada. Já Renato tem contrato até o final deste ano.

Inclusive, no gol, o técnico começou a movimentação com Bruno, mas durante o coletivo colocou Diego na posição, já que este deve ser o camisa 1 contra o Atlético-MG. O lateral-direito Leonardo Moura não treinou, contudo deve enfrentar a equipe mineira.

Assim, o time escolhido por Ney Franco para o treino e que deve entrar em campo contra o Atlético-MG foi: Diego (Bruno); Luizinho, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Léo Medeiros, Toró e Léo Lima; Renato e Leonardo.

Em 17° lugar no Brasileiro, a equipe carioca está na zona de rebaixamento da competição, ao lado de Sport, Náutico e América-RN, equipes que ascenderam à Série A nesta temporada. Além disso, o clube tem a pior defesa do campeonato, com 15 gols sofridos (ao lado de Cruzeiro e Náutico).

Renato diz que pensa somente em jogar 'tranqüilo' no Flamengo

O meio-campista Renato, do Flamengo, prefere não comentar os boatos sobre a possibilidade de sua saída do clube carioca nos próximos dias - principal jogador da equipe, ele interessaria ao Al-Garrafa, clube do Qatar.

"Não estou preocupado com isso. Se houver alguma coisa, que fique entre a diretoria e o meu empresário, que é competente. Só tenho que pensar em jogar", afirmou o atleta, que tem contrato com o time rubro-negro até o final de 2007.

O camisa 11 do Flamengo comenta que as conversas sobre a possível transferência não afetam seu desempenho dentro de campo. Além disso, o jogador tem mantido contato com os dirigentes do clube carioca para negociar a renovação de seu vínculo.

"Sempre joguei tranqüilo. No meu trabalho eu procuro esquecer os problemas e separar isso bem", disse Renato, que se recupera de lesão no músculo posterior da coxa esquerda e deve voltar ao time no jogo contra o Atlético-MG, dia 4 de julho, em Belo Horizonte.

Em 17° lugar no Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem apenas uma vitória na competição. O clube terá uma seqüência de oito partidas fora do Rio de Janeiro, por causa do fechamento do Maracanã devido a disputa dos Jogos Pan-Americanos na capital fluminense no mês de julho.

"É uma grande maratona e é ruim ser fora de casa, pois estamos na zona de rebaixamento. Mas o time não tem que escolher nem lugar nem hora para jogar. Se conseguirmos ganhar a maioria desses confrontos podemos sair desta situação", falou Renato.

GloboEsporte

Renato assina pré-contrato com Al-Nasr

Reunião na manhã de quarta-feira sela acordo com clube dos Emirados Árabes\ Eduardo Peixoto\

Renato e sua máscara de urubu vão ficar bem longe do Flamengo brevemente

Quem tinha alguma esperança na permanência de Renato no Flamengo, melhor esquecer. Na manhã de quarta-feira, o empresário do jogador, Cláudio Guadagno, recebeu o representante do Al-Nasr em São Paulo e firmou um pré-contrato com o clube árabe.

A transferência está sendo intermediada pelo ex-jogador Sérgio Morales, atualmente empresário ligado ao mundo árabe. O contrato com a equipe dos Emirados Árabes terá duração de dez meses. Recentemente, o Al-Nasr contratou o treinador brasileiro Vágner Mancini, ex-Paulista.

A diretoria do Flamengo sabe que a permanência do apoiador é praticamente impossível. Porém, evita anunciar a saída para não provocar mal-estar. O vice de futebol Kléber Leite quer amenizar a perda de Renato anunciando uma nova contratação.

São Paulo x Flamengo muda de horário

A CBF modificou o horário da partida entre São Paulo e Flamengo, no sábado, dia 7 de julho, válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, que será no Morumbi, estava marcado para as 20h30m, mas começará às 18h10m.

O time rubro-negro está amargando a 17ª colocação da competição, com seis pontos ganhos. O São Paulo é o terceiro, com 13.

Fla inicia treino com 'time virtual'

Bruno e Leo Lima ainda não renovaram e Renato pode ser vendido antes do próximo jogo\ Eduardo Peixoto\

Dos 11 titulares que iniciaram o treino tático na tarde desta quarta, no Ninho do Urubu, três ainda não têm escalação garantida no Flamengo contra o Atlético-MG. Mas a incerteza nada a tem a ver com o técnico Ney Franco, mas sim com problemas burocráticos.

Bruno e Leo Lima vão ficar sem contrato no próximo sábado (dia 30), e Renato pode ser negociado antes da próxima quarta. A situação do goleiro é a mais complicada e, por isso, o técnico rubro-negro o substituiu por Diego e Marcelo Lomba em parte da atividade.

Já Leo Lima vai resolver seu caso nesta quinta. O empresário dele, Carlos Leite, vai acertar as pendências da prorrogação do contrato até o fim do ano em uma reunião com o vice de futebol do Fla, Kléber Leite.

Ney Franco não se preocupa muito com a possibilidade de treinar um time e escalar outro.

- Leo Lima vai renovar e o Renato, pelo que me foi passado pela diretoria, terá condição de jogo contra o Atlético-MG. A participação do Bruno realmente é mais complicada - declara.

O técnico espera fechar a escalação rubro-negra até o jogo-treino contra o Villa Nova, domingo. Antes disso, ele fará quatro trabalhos táticos.

A contragosto, Renato treina no ataque

Jogador não aprova idéia, mas Ney acha que ele poderá fazer mais gols

Eduardo Peixoto

Nesta quarta-feira, o técnico Ney Franco testou o apoiador Renato no ataque ao lado de Leonardo durante o treino tático no Ninho do Urubu. A mudança ainda não está confirmada no jogo contra o Atlético-MG, dia 4 de julho. Mas Renato, mesmo sem polemizar, não aprova o novo posicionamento no time do Flamengo.

- Fiquei surpreso, mas o Ney sabe o que faz. Não é a minha praia jogar de costas para o zagueiro, mas vou tentar fazer de tudo para ajudar o Flamengo - diz o jogador, cuja transferência para o futebol árabe é dada como certa pela diretoria rubro-negra.

Por sua vez, Ney Franco justificou a escalação do jogador no ataque afirmando que ele ficará mais perto do gol e, assim, terá mais chances de finalizar.

- A grande arma do Renato é o chute e jogando mais perto do gol, ele tem mais chance de arriscar - analisa o treinador.

Porém, Renato pensa diferente. Aliás, totalmente diferente.

- Não acho que vai facilitar. Muito pelo contrário. Fica até mais difícil por causa da marcação. Meu estilo é de jogar mais fora da área - declara.

Apesar do desconforto, Renato foi o melhor jogador da atividade, que terminou 0 a 0. Com a nova formação, Paulo Sergio foi para o time reserva e Leo Lima ganhou outra chance.

Lance

Renato é a novidade do ataque do Fla

Ney Franco aprovou a movimentação do jogador na nova posição

Renato deve jogar mais adiantado (Crédito: Gilvan de Souza)

LANCEPRESS!

O técnico Ney Franco surpeendeu a todos no coletivo, desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, ao escalar Renato no ataque ao lado de Leonardo. Com isso, Léo Lima entrou no meio-de-campo e o atacante Paulo Sérgio foi para a reserva. O treinador gostou do que viu na movimentação do jogador na sua nova função.

- Com o Renato, o ataque ganha. Ele fica mais perto do gol e chuta bem. Além de ser inteligente taticamente, ele também ajudará na marcação do Coelho, que vem jogando bem pelo Atlético-MG - decretou o comandante rubro-negro.

O próprio jogador lembrou que precisará de tempo para se adaptar a sua nova função:

- Ser atacante é novidade, já joguei neste setor mais faz muito tempo, mas o Ney sabe o que faz. Nunca joguei de costas para o zagueiro. Tenho de me adaptar, mas vou procurar ajudar da melhor forma possível.

O Flamengo viajará para Minas Gerais na sexta-feira pela manhã. No domingo, o time fará um jogo-treino contra o Vila Nova-MG. A equipe rubro-negra só voltará a jogar pelo Brasileiro na próxima quarta, contra o Atlético-MG, no Mineirão.

Renato diz que interesse árabe é especulação

Apoiador interessaria ao Al-Garrafa, do mundo árabe\ Rodrigo Mandarini\

O apoiador Renato se negou a falar sobre uma possível transferência para o futebol árabe. Durante o treino do Flamengo, nesta quarta, o jogador disse que o assunto não passa de boato.

- Eu tenho contrato com o Flamengo, não vou falar de outro clube. Sou muito grato a todos aqui na Gávea. Essas especulações não me atrapalham em nada. Sempre jogo muito tranqüilo - disse.

O clube que estaria interessado em Renato é o Al-Gharafa. O treinador da equipe é o brasileiro Marcos Paquetá. Rodrigo Mendes, autor do gol do título estadual do Flamengo em 1999, joga na equipe árabe.

Renato está cauteloso com a nova posição

Jogador acredita que isso não lhe dará mais chances de fazer gols

O apoiador Renato acredita que jogar mais avançado não o ajuda a ter mais chances de fazer gol. O jogador, que foi testado no ataque, no treino desta quarta-feira, pode ser aproveitado, contra o Atlético-MG na nova posição.

- O fato de fazer gols não facilita jogar no ataque, pelo contrário, eu atuo de costas para o gol e nunca joguei assim. Estou acostumado a jogar de frente para o gol - lembrou o jogador.

Ney Franco vê melhoras na parte técnica

Técnico acredita que treinamento em campo reduzido melhorou o passe da equipe

Após 11 dias sem jogar pelo Brasileiro, Ney Franco começa a ver evolução na equipe do Flamengo. De acordo com o técnico, o treino em um campo com tamanho menor tem aprimorado a qualidade do time.

- Estamos começando a colher frutos no trabalho com campo reduzido, a qualidadde no passe melhorou. Estávamos errando muito neste aspecto, principalmente no ataque - destacou.

O Flamengo ainda ficará mais sete dias treinando, já que voltará a jogar pelo Brasileiro somente no dia 4 de julho, contra o Atlético-MG, no Mineirão.

Ney Franco só vai escalar o Fla no domingo

Treinador vai esperar o jogo-treino contra o Vila Nova para escalar o time

O técnico Ney Franco informou que pretende observar a equipe no jogo-treino do próximo domingo, contra o Villa Nova-MG, para escalar definitivamente o time que vai começar jogando contra o Atlético-MG no dia 4 de julho:

- A idéia é começar o jogo-treino de domingo com o time que pega o Atlético-MG. Até o jogo treinaremos muito a parte tática para definirmos a escalação. O momento é de trabalho, tranqüilidade e treinamento para sair da zona de rebaixamento.

O Flamengo viaja para Minas Gerais na sexta-feira pela manhã.