Notícias

Retrospectiva 2000: Em 2001, surgia um novo ídolo

Gols decisivos de falta tornaram o sérvio Petkovic o primeiro grande ídolo do século na Gávea

Por - em

O novo século começou bem para o Mengão. Logo no ano de 2001, o time rubro-negro conquistou o tricampeonato estadual de futebol, além da Copa dos Campeões daquele ano. Aliás, até a conquista do hexacampeonato nacional e do pentatri, neste ano de 2009, 2001 estava gravado na memória dos torcedores rubro-negros como o melhor dos últimos anos do clube. Isso tudo graças a um gringo, com um nome de pronúncia complicada, mas que rapidamente caiu na boca do Brasil.

\

Pétkovic, Petkóvic... O jeito de falar seu nome era o que menos importava. O que valia era que o talento dentro de campo estava fazendo com que o sérvio se tornasse assunto nas rodas de bate-papo sobre futebol. Também, não era para menos. Considerado uma das maiores promessas do futebol europeu e com passagem até pelo Real Madrid, Pet chegou à Gávea em 2000 cercado de expectativas, às quais já havia correspondido naquele ano, mas que viria a superar em 2001.

\

Apesar disso, o ano não começou nada bem para o futebol rubro-negro. No Rio-São Paulo, o Flamengo tem a pior campanha de todos os tempos. Já na Taça Guanabara, a equipe vai decidir o título contra o Fluminense e já mostra que aquele Campeonato Carioca não poderia ir parar nas mãos de outro clube senão o próprio Rubro-Negro. O jogo termina em 1x1 e vai para os pênaltis, onde ocorre um fato raro. Cássio faz sua cobrança, o goleiro fez uma difícil defesa, mas a bola ao quicar no chão, volta para dentro do gol. Resultado: Flamengo campeão da Taça Guanabara.

\

O Vasco da Gama conquista a Taça Rio e vai com o Flamengo o título de Campeão Carioca pelo terceiro ano consecutivo. E o final foi o mesmo de 1999 e 2000, Flamengo sendo Campeão, e o Vasco ficando com o Vice. Mas, o jogo mais marcante da década, não pode ser descrito apenas desta forma. A mística do grande clássico entrou em campo mais uma vez. No primeiro jogo, Petkovic abriu o placar para o Flamengo, mas os cruzmaltinos viraram o jogo, com Viola e Juninho Paulista. A torcida do time de São Januário, favorito ao título, comemorou muito a vitória. Mas, os rubro-negros não se deixaram abater. Mesmo com a desvantagem, comparecemram em maior número do que os rivais à finalíssima da competição, naquele inesquecível domingo em maio de 2001.

\

Um jogo digno de Flamengo e Vasco. Um jogo digno de final de Campeonato Carioca. Esta foi a decisão do Estadual do Rio de Janeiro do ano de 2001. Diante de mais de 60 mil pessoas no Maracanã, o Fla fez o impossível. Não tomou conhecimento do rival e de sua vantagem, e aplicou um 3x1 inesquecível, com dois gols de Edílson, artilheiro do campeonato, e um de falta do maestro Petkovic, imortalizado na história do Clube, aos 43 minutos do segundo tempo. Com grandes atuações do goleiro Júlio César e dos jogadores Edílson e Petkovic, o Fla bateu todos os prognósticos, e misturando raça, talento e sorte, conseguiu a vitória, no finalzinho do jogo, dando o quatro tricampeonato estadual do Clube de presente à Nação Rubro-Negra e ao emocionado técnico Zagallo, um dos heróis da conquista.

\

Após o título do tricampeonato carioca, o Flamengo vai a Maceió disputar a Copa dos Campeões. Com uma ótima campanha, o Flamengo vence a final contra o São Paulo, conquista o campeonato, e assegura a vaga para a disputa da Copa Libertadores 2002. Mas a vitória também não foi tão simples. Pelo contrário. A decisão foi em dois jogos emocionantes. No primeiro, vitória rubro-negra por 5 a 3. No segundo, derrota por 3 a 2. E, quem fez o segundo gol do Flamengo, e que acabou dando o título aos rubro-negros? Ele, Petkovic. Como? De falta. Muitos comentaristas chegaram a dizer que ele nunca repetiria o lance magistral da final do tricampeonato carioca. Ledo engano. Ele o fez, pouco tempo depois, dando mais um importante título ao Mengão.

\

O Flamengo ainda disputa a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro simultaneamente. Pela Copa Mercosul faz uma ótima campanha, chega à final do torneio, mas acaba perdendo para o San Lorenzo, da Argentina. Mas no Campeonato Brasileiro vai muito mal, conseguindo evitar a queda para a segunda divisão por pouco. Apesar disso, o saldo de 2001 foi extremamente positivo, especialmente para o gringo Petkovic, que escreveu seu nome na história do clube.

\

Outros Esportes – O Flamengo também escreveu páginas bonitas de sua história nas quadras em 2001. Em 27 de outubro, no Maracanãzinho, o Flamengo disputa um jogo de basquete contra o Fluminense. O jogador Oscar entra em quadra com a invejável marca de 46.723 pontos em toda a sua carreira. Ele estava a dois pontos do recorde mundial, pertencente ao americano Kareen Abdul Jabbar. Com um arremesso aos 40 segundos do segundo quarto, Oscar ultrapassa o recorde e passa a ser o maior pontuador do Basquetebol Mundial.

\

No Vôlei, o Flamengo conquista a Super Liga de Voleibol Feminino, contando com jogadoras como Virna e Leila e derrotando o Vasco da Gama na grande final. O Flamengo montou uma equipe fortíssima para a temporada 2000/2001 do Vôlei feminino. Após muitos anos dos primeiros títulos, o Rubro-Negro se reforçou, trouxe craques de peso como Leila e Virna, e conquistou o principal campeonato do esporte: a Superliga Feminina de Vôlei. O Clube há havia sido bicampeão brasileiro da modalidade, em 1978 e 1980, e conquistou a competição nos novos moldes nesta temporada.

\

Comandadas por Luizomar de Moura, as craques Arlene, Leila, Virna, Valeskinha, Tara Cross e Josiane, enfrentaram uma outra seleção de estrelas do lado do Vasco da Gama, e em uma série emocionante, o Fla levou a melhor por 3 jogos a 1.Na finalíssima, disputada no ginásio do Maracanãzinho, deu Flamengo, de maneira emocionante e inesquecível. Foram 3 sets a 2, com direito a vitória no tie break, pelo placar de 17 a 15. A grande destaque da partida foi a meio-de-rede Arlene.

\

Os títulos nos esportes olímpicos não pararam por aí. Na Ginástica Olímpica o Flamengo conquista o Torneio Internacional do Canadá, o Torneio Internacional de Marselha, o Campeonato Estadual Feminino nas categorias Adulto, Juvenil, Pré Mirim, Mirim e Infantil e o Campeonato Estadual Masculino nas categorias Adulto, Juvenil, Pré Mirim, Mirim e Infantil. Conquista também o Campeonato Brasileiro Absoluto pela décima terceira vez consecutiva., sendo que a atleta Daniele Hypólito conquista o Campeonato Brasileiro Individual Geral pela quarta vez consecutiva. E, na Natação, o Flamengo conquista o Troféu José Finckel e o Bicampeonato da Copa Mercosul.

\

Momento do Ano: Conquista do Campeonato Carioca de 2001
Personagem do Ano: Petkovic
Jogo do Ano: Flamengo 3 x 1 Vasco, jogo do título estadual de 2001
Artilheiro do Ano: Edilson, com 28 gols

\

Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2001, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.
Para saber mais sobre o inesquecível jogo do "Gol do Pet", na final do Carioca, clique neste link.
Para conhecer o elenco que participou desta série de conquistas, basta acessar mais este artigo da Enciclopédia Colaborativa do Flamengo.
Leia também sobre as partidas da decisão da Copa dos Campeões aqui e aqui.