Notícias

Retrospectiva 2000: Um ano abaixo das expectativas em 2002

Time passou temporada em branco no futebol e impeachment de presidente foi o fato mais marcante do ano

Por - em

A temporada de 2002 começou cercada de expectativas na Gávea. Atual tricampeão carioca e campeão da Copa dos Campeões, o Flamengo voltava a disputar a Taça Libertadores da América depois de nove anos e credenciado como um dos favoritos a chegar à fase final da competição intercontinental. Por isso, a torcida até aceitou os tropeços do time no Torneio Rio-São Paulo e também no Campeonato Carioca, no início do ano. Afinal, o objetivo maior era a Libertadores.

\

Chegou então o dia da tão esperada estreia: 6 de fevereiro. O Flamengo enfrentou o Once Caldas, fora de casa, e acabou derrotado por 1 a 0. Um resultado considerado, até certo ponto, normal. Mas as coisas passaram a sair do tom uma semana depois, no dia 14. Júlio Cesar, Maurinho(Roma), Juan, Fernando, Athirson(Andrezinho), Leandro Ávila, Felipe Melo, Rocha, Juninho, Petkovic e Leandro Machado(Tuta) entraram em campo no Maracanã sabendo da importância daquela partida.

\

Era o primeiro jogo do time rubro-negro na Libertadores, em casa, após nove anos de espera. Mas, mesmo com o Maracanã lotado, a equipe não foi bem e acabou derrotada por 3 a 1 pelo Universidad Católica. No mesmo Maracanã, no entanto, um sopro de esperança, no dia 27. O Flamengo voltou a enfrentar o Olce Caldas, da Colômbia, e dessa vez, jogou bem e aplicou até uma goleada. Juninho marcou duas vezes, Roma e Fernando completaram o resultado.

\

Depois, de novo em casa, mais um tropeço: 0 a 0 contra o Olímpia. No Chile, derrota para o Universidad, por 2 a 1, e encerrando a primeira fase, novo revés, desta vez contra o Olímpia: 2 a 0. Nem o recém-contratado Juninho Paulista nem o herói dos títulos de 2001, Petkovic, conseguiram levar o time à fase final da Libertadores. Estes resultados negativos foram decisivos no restante da temporada.

\

A equipe do Flamengo muda muito para a disputa da Copa dos Campeões e do Brasileirão. A base passou a ser formada por Júlio Cesar, Alessandro, André, Fernando (André Bahia), Athirson, Jorginho, Felipe Melo, Fabio Baiano, Iranildo (Evandro), Liédson e Zé Carlos (Andrezinho). Inicialmente, as mudanças dão certo, o Flamengo supera o São Caetano e o Vitória jogando um bom futebol. Mas acaba perdendo para o Cruzeiro nas semifinais do torneio e dá adeus ao sonho do bi. No Campeonato Brasileiro, o Flamengo faz um campanha muito irregular, chegando a ficar na zona do rebaixamento durante algumas rodadas. Mas no final, consegue se manter na primeira divisão. Uma partida marca esta campanha: 5 a 2 sobre o Fluminense, recheado de estrelas, com direito à pênalti perdido por Romário e lembreta de Fabio Baiano.

\

Impeachment - Em 2002, no começo do ano o presidente do Flamengo era Edmundo dos Santos Silva. No entanto, em 8 de julho, ocorreu um fato histórico. A oposição do Flamengo marca uma reunião entre os Conselheiros do clube e em votação realizada na sede da Gávea, o presidente é afastado do cargo, acusado de improbidade administrativa. Em seu lugar, assume interinamente Gilberto Cardoso Filho, após o vice-presidente Júlio Lopes ter renunciado ao cargo. No mesmo ano, ocorrem as eleições para presidente e o novo presidente do Flamengo é o empresário Hélio Ferraz, tendo Radamés Latari como seu vice.

\

Outros Esportes – Oscar Schimidt é o nome da grande honra do Flamengo em 2002. O clube conquista o Campeonato Estadual Masculino Adulto, com mais uma grande atuação do craque, que mais uma vez demonstrou toda a sua raça e amor ao Flamengo. Juntamente com atletas como Alberto, Olivinha, Alexey, Gema, Olívia, Ricardinho, entre outros, Oscar jogou a partida final contra o time do Automóvel Clube de Campos, após ter apresentado uma Arritmia Cardíaca ao final do quarto jogo do playoff. Mesmo sendo aconselhado pelos médicos a não jogar, Oscar foi com o time para a cidade de Campos e conquistou mais um título para sua brilhante carreira. Ao final do jogo, as lágrimas que rolavam de seus olhos contagiaram toda a torcida rubro-negra, que mais uma vez se sentia orgulhosa de ver um atleta como Oscar, envergar o manto sagrado.

\

Na Ginástica Olímpica, a estrela de Daniele Hypólito continuou a brilhar no Brasil e no Mundo, onde se destacou em várias competições internacionais, se transformando na maior ginasta brasileira de todos os tempos. Outro atleta do Flamengo que destacou a nível internacional foi o irmão de Danielle, o ginasta Diego Hypólito. O Flamengo consegue conquistar o Campeonato Brasileiro Absoluto e o Campeonato Brasileiro Individual Geral, com Daniele Hypólito.

\

A Natação rubro-negra também brilhou intensamente em 2002. Além do Troféu Brasil e do Bicampeonato do Troféu José Finkel, o Flamengo conquistou o Bicampeonato Estadual Absoluto de Verão e de Inverno, o Campeonato Estadual Master, o Campeonato Brasileiro Senior, o Bicampeonato Estadual Júnior, o Campeonato Brasileiro de Inverno Infantil e o Campeonato Brasileiro Infantil. Já no Nado Sincronizado, o Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro Absoluto, e no Pólo Aquático, leva a melhor no Estadual Feminino.

\

Momento do Ano: Eliminação da Taça Libertadores da América
Personagem do Ano: Juninho Paulista
Jogo do Ano: Flamengo 5 x 2 Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro
Artilheiro do Ano: Liedson, com 15 gols

\

Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2000, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.