Notícias

DNA Rubro-Negro: Flamengo termina 2021 com 34 Garotos do Ninho utilizados pelo profissional

Com aumento no investimento, processos integrados e gerência de transição, Flamengo eleva a participação de atletas da base no seu elenco profissional

Por - em

Usufruindo de uma integração cada vez maior entre todas as suas áreas com o futebol profissional, o futebol de base do Flamengo não se cansa de bater recordes. Além dos 24 títulos ganhos até o momento em 2021 – com 11 competições da base ainda em disputa até o fim da temporada, o Mais Querido precisa conquistar apenas mais quatro para superar o recorde histórico de 27 troféus ganhos em 2019 –, existe um outro número que impressiona. Faltando ainda dois jogos do Campeonato Brasileiro para o encerramento da temporada, o futebol profissional do Flamengo já relacionou 34 atletas da sua base para pelo menos um jogo oficial ao longo de 2021. Quem acompanha o dia a dia de trabalho no CT George Helal, não se impressiona com esse número.



O vitorioso desempenho do futebol de base do Flamengo ao longo dos últimos anos, não só no que diz respeito aos seus resultados esportivos, mas também no constante aumento do número de atletas cedidos e que desempenham de forma satisfatória no futebol profissional, tem relação direta com a cadeia produtiva realizada pelo departamento, com aumento gradual do investimento, que tem relação direta com todas as evoluções e melhorias constantes na sua estrutura e processos, sempre na busca pela excelência diária de trabalho e de entrega de resultados.

“A cada ano, o clube vem aumentando o investimento e aprimorando os processos de captação, desenvolvimento e transição dos atletas oriundos da nossa base”, disse Bruno Spindel, Diretor Executivo de Futebol do Flamengo. Ele complementou: “A cada dia, a nossa base está mais integrada, em todos os seus processos, ao futebol profissional. As áreas técnicas são muito próximas, o que é muito importante para o desenvolvimento, transição e aproveitamento dos atletas, e também para que eles possam ter o melhor desempenho possível quando chegam na equipe profissional, algo que tem acontecido de forma satisfatória nos últimos anos. O Flamengo tem formado grandes atletas para o seu futebol profissional e para o mundo”, finalizou Bruno Spindel.



Outro ponto interessante é que, desde o início de 2021, todas as partidas das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 são transmitidas ao vivo. A FlaTV, canal oficial do clube, transmite todos os jogos dos Garotos do Ninho nos Campeonatos Estaduais, Copa FCB, Copa Rio e Torneio Otavio Pinto Guimarães, o único que o Flamengo não disputou nessa temporada. As transmissões das competições nacionais (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) ficam a cargo das TVs aberta, fechada e também online, através da CBF TV. Isso também ajuda no desenvolvimento dos atletas, e favorece para uma maior exposição dos ativos do clube, que além do retorno técnico, podem trazer também o retorno financeiro no futuro.

“Na minha opinião, o mais importante não é o número em si, mas o fato de que esses 34 atletas chegam ao profissional equilibrados e aptos, em todos os aspectos, a desempenharem o seu melhor futebol e darem ao Flamengo um grande retorno técnico e, futuramente, financeiro. Isso é motivo de muito orgulho para nós, e a demonstração de que o trabalho realizado pelo nosso Departamento de Futebol de Base, em todas as suas áreas, vem dando resultados e sendo feito com excelência, ano após ano”, disse Vitor Zanelli, Vice-Presidente do Futebol de Base, Futebol Feminino e Futsal do Flamengo. Vitor complementou: “Além disso, é muito importante formar vencendo. Isso, o Flamengo faz com louvor. Os atletas formados na nossa base chegam ao profissional com muitos títulos no currículo e acostumados a gostar de vencer. Isso é fundamental, e faz parte do DNA Rubro-Negro”, explicou Zanelli.



Atual Gerente de Transição do Flamengo, e ex-Gerente Geral do Futebol de Base do clube por quase dez anos, Carlos Noval acompanhou de perto toda a evolução do Departamento ao longo dos últimos anos. Hoje, com seu olhar aguçado e histórico de participação direta na formação de vários Garotos do Ninho, como Vinicius Junior, Lucas Paquetá, Reinier e muitos outros, acompanha todo o processo de transição no futebol do Flamengo.

“Não há dúvidas de que, atualmente, o Flamengo tem um dos melhores processos de formação do Brasil. Isso se traduz nos resultados esportivos, na ascensão de atletas para o futebol profissional e na constante venda desses ativos, dando retornos técnico e financeiro para o clube. Nossa principal missão é acompanhar de perto todo o processo de desenvolvimento dos nossos atletas da base, para que eles possam chegar ao futebol profissional o mais bem preparados possível, o que tem acontecido com frequência”, finalizou Carlos Noval.




Lista dos Garotos do Ninho relacionados para jogos do profissional em 2021:

Goleiros: Hugo Souza, Gabriel Batista, César, João Fernando, Matheus Cunha e Bruno
Laterais: Matheuzinho, Ramon, Luís Gustavo, Luan e Wesley
Zagueiros: Noga, Otávio, Natan e Cleiton
Volantes: Gomes, Hugo Moura, Daniel Cabral, Richard Rios, Lucas André e Peralta
Meias: Max, Yuri de Oliveira, Matheus França e Pepê
Atacantes: Lázaro, Thiaguinho, Werton, Ryan Luka, Rodrigo Muniz, André, Vitor Gabriel, Mateusão e Gabriel Barros.