Libras

Notícias

Flamengo/Marinha enfrenta Ponte Preta pelo Brasileiro Feminino

Rubro-negras têm melhor campanha da competição até aqui

Por - em
Melhor defesa e segundo ataque mais eficiente do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, o Flamengo/Marinha terá mais um desafio neste sábado (20), às 15h. Diante da Ponte Preta no Estádio Manuel Ferreira, em Balsamo (SP), as Meninas da Gávea buscam a quinta vitória seguida para manter a invencibilidade na competição.

Na última rodada, o Rubro-Negro venceu o Audax por 1 a 0, gol de Raíza, jogando na Gávea. Atualmente o Mais Querido está na liderança da tabela, somando 12 pontos e quatro vitórias em quatro partidas.



Flamengo x Ponte Preta
Flamengo e Ponte Preta se enfrentaram quatro vezes na história do Brasileiro Feminino. Ainda na fase de grupos em 2017, as equipes fizeram um duelo no Rio de Janeiro e outro em Campinas. Pelo primeiro turno, as Meninas da Gávea deram um show na Gávea e bateram o Alvinegro por 3 a 0, com gols de Pâmela, Larissa e Jane. No jogo do returno, o Fla foi até o Moisés Lucarelli e acabou sendo derrotado. A Ponte conseguiu abrir o placar e ampliar, mas Raquel marcou para diminuir a desvantagem. Porém, o Rubro-Negro acabou levando mais um gol e perdeu por 3 a 1.

Já no primeiro turno de 2018, o Mengo teve ótima atuação coletiva no estádio da Gávea e venceu por 1 a 0, com um golaço feito por Bárbara de falta. Na volta, derrota no estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo (SP), por 2 a 1. O gol foi marcado por Dany Helena.

O adversário
A Ponte Preta não começou bem no Brasileirão. Em quatro partidas, foram dois empates e duas derrotas, somando apenas dois pontos. Atualmente no 14º lugar, a equipe paulista ficou no 1 a 1 contra o São Francisco-BA na última rodada.

Flamengo/Marinha no Brasileiro
Esta será a quinta participação do Flamengo/Marinha no Brasileirão. Atuando desde 2015 no cenário nacional, o time rubro-negro foi campeão em 2016 e brigou forte pelo título em todas as edições. No ano passado, a equipe ficou na semifinal. Vale lembrar que o Fla terminou o último ano com o título do Campeonato Carioca, o quarto desde o início da parceria.

Sistema de disputa
A partir desta temporada, o formato da competição será diferente dos anos anteriores. Desta vez, todas as 16 equipes se enfrentam em turno único, alternando entre jogos dentro e fora de casa. Os oito mais bem colocados avançam às quartas de final e assim sucessivamente até a decisão. Na fase mata-mata, todos os duelos terão ida e volta.

Por ter sido um dos oito melhores colocados na temporada passada, o regulamento prevê que o Flamengo jogará oito partidas em casa e sete fora.

Em ano de Copa do Mundo de Futebol Feminino, está prevista uma pausa da competição entre as rodadas nove e dez. Desta forma, as Meninas da Gávea jogam no fim de maio e retornam apenas em julho.

Além do Flamengo, as equipes participantes são: Foz Cataratas/Athlético-PR, Ponte Preta, Kindermann/Avaí, Iranduba, Ferroviária, Audax-SP, Rio Preto, Santos, São Francisco-BA, São José-SP, Corinthians, Sport Recife, Vitória de Santo Antão-PE, Vitória-BA e Minas ICESP-DF.

Calendário de março competição
18/04, às 15h: Ponte Preta x Flamengo/Marinha
24/04, às 15h - Flamengo/Marinha x Ferroviária

Cobertura nas redes sociais
Você também pode acompanhar o tempo real da partida nas redes sociais oficiais do Time Flamengo, usando a hashtag #MeninasDaGávea. Siga no Twitter e no Instagram,  e curta nossa página no Facebook.