Notícias

Mercado Livre e Flamengo se unem em apoio à equidade de gênero com incentivo ao esporte feminino

Maior e-commerce da América Latina e clube de maior torcida do mundo firmam parceria inédita para incentivar meninas e mulheres a jogarem futebol

Por - em
Dando sequência aos planos de investimento no desenvolvimento do futebol feminino, Mercado Livre e Flamengo se unem em um projeto para apoiar a equidade de gênero e anunciam diversas iniciativas voltadas ao incentivo do esporte feminino. Entre as ações, a marca é a nova patrocinadora dos times femininos profissional e de base do Rubro-Negro, paralelamente à apresentação do programa ‘Elas Jogam’, criado para possibilitar mais acesso ao futebol a todas as meninas e mulheres que queiram crescer e se desenvolver nesse esporte.

“O Mercado Livre acredita que a inclusão, o desenvolvimento igualitário e a diversidade são motores do progresso. Estamos muito felizes em iniciar este projeto inédito em parceria com o Flamengo. O futebol feminino ainda está em desenvolvimento no Brasil e nossa ambição é ser um dos parceiros que auxiliam na transformação cultural da equidade de gênero na prática, incentivando não apenas o grande time de futebol feminino do Brasil, mas também quaisquer meninas e mulheres que queiram jogar futebol. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas este já é mais um passo para dar força para as mulheres no esporte e incentivá-las a entrarem em campo. Acreditamos que ampliar a visibilidade dessas iniciativas engajam ainda mais pessoas e marcas para avançarmos juntos e cada vez mais em prol da equidade de gênero no esporte e em outras frentes”, completa Thais Souza Nicolau, diretora de Branding para América Latina.

Durante os próximos 12 meses, a marca estará presente nas camisas de jogo e treino das atletas dos times principal e de base. Mas a parceria com o clube vai além do patrocínio: desde 2021, como patrocinadora do elenco masculino, Mercado Livre une a inovação como marca líder em tecnologia da América Latina com a força do clube de maior torcida do mundo para gerar novas oportunidades, como nas ações com a loja oficial do Flamengo, apresentação de jogadores, como David Luiz, além da campanha de Dia dos Pais com o Zico, maior ídolo do clube.

Desta vez, juntos, Mercado Livre e Flamengo estão lançando a ação ‘Elas Jogam’, iniciativa que vai incentivar meninas e mulheres, de 4 a 22 anos, a jogarem futebol por meio de bolsas integrais, com isenção de mensalidade por um ano, nas 69 escolinhas do Flamengo, espalhadas por 18 estados brasileiros.

"Depois de um ano de sucesso com a equipe masculina, o Mercado Livre se une mais uma vez ao Flamengo, agora investindo nas nossas equipes de futebol feminino. Estamos confiantes de que a modalidade irá crescer ainda mais com este incentivo, que não se limita à exposição da marca, mas também aparece no apoio a diversas outras ações que iremos fazer durante o ano”, disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo.

Para garantir uma das vagas disponíveis é necessário adquirir o “kit da atleta”, com uma bola, uma bolsa esportiva e um squeeze que terá o valor de R$79. Com o kit, documento de identificação e nota fiscal da compra em mãos, o responsável pela futura atleta deverá concluir a matrícula em uma das escolinhas afiliadas. As maiores de 18 anos que tiverem seus kits poderão fazer suas inscrições normalmente. Os endereços das unidades participantes e o regulamento completo, com todas as regras, poderão ser encontrados mercadolivre.com.br/elasjogam, site que estará no ar a partir do dia 21 de março.

Todo o valor arrecadado com a venda dos kits será doado para o programa Pretas em Campo, da ONG Empodera. Pretas em Campo é um projeto esportivo, exclusivo para meninas adolescentes e jovens mulheres, implementado na Cidade de Deus e em Pedra de Guaratiba (RJ), e tem como foco o empoderamento e o enfrentamento ao racismo, através de uma metodologia que utiliza o futebol como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a discussão de temas-chave. 

Criada pela agência GUT São Paulo, agência global independente, a campanha contará com vídeo disponível nos principais canais do Mercado Livre e do Flamengo, além de ativações nos perfis nas redes sociais de especialistas em futebol feminino, como Dibradoras, Joga Pra Elas e a jornalista e influenciadora Raissa Simplicio, além de conteúdos no TikTok em parceria com as creators Gio Queiroz, Giulia Araki, Bia Bonacin, Nayumi Be e Carolixas. 

Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem 76 milhões de usuários ativos, sendo mais de 9 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 32 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 34,5 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.